O uso da internet no Brasil está amadurecendo. Cada vez mais pessoas usam a rede e o consumo, impulsionado pela classe C, vem se tornando sofisticado ao mesmo tempo em que atinge as classes mais baixas. “A internet já é um veículo de massa”, conclui o diretor do evento, Flávio Horta, durante a abertura da terceira edição do Digitalks Day em BH, na manhã desta quinta-feira.
Segundo ele, 2011 fechará com mais de 80 milhões de pessoas acima de 16 anos acessando a internet. Uma estimativa do IAB (Interactive Advertising Bureau) que estimula os negócios e o número de pessoas interessadas em investir no setor. “Em 2010 a internet fechou com 4,8% de todo o bolo publicitário. Foram 2,4 milhões de novos e-consumidores em 2010”, diz. Segundo ele, em nenhum mês o faturamento foi inferior ao mês anterior, indicando uma estabilidade no crescimento. E o medo de comprar ainda é a maior barreira na ampliação destes números.
Veja o gráfico mostrando a penetração da rede por classe
Entre os destaques do panorama geral da internet no Brasil apresentado durante a quinta-feira está o uso feito pelo brasileiro da internet no celular. Dos 14 milhões de celulares com 3G no Brasil, o uso das redes sociais lidera (36%), seguido do e-mail (29%), busca (24%) e jornalismo (22%). Segundo Flávio Horta, ainda este ano a venda de smartphones será maior que a venda de computadores desktops, notebooks e tablets. A mobilidade está em expansão e deve impulsionar ainda mais o consumo de internet no país.
Veja aqui outros dados do IAB sobre o panorama da internet no Brasil