(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Pastas nas nuvens


postado em 26/05/2011 11:35 / atualizado em 26/05/2011 11:37

(foto: Syncdococs/ Reprodução da Internet-26/5/11)
(foto: Syncdococs/ Reprodução da Internet-26/5/11)
Para quem não conhece, o Google oferece um serviço de armazenamento e edição de documentos chamado Google Docs que pode ser acessado em https://docs.google.com. Basta ter uma conta em algum produto do Google, como o Gmail, para ter acesso a essa ferramenta.

O serviço permite editar e criar documentos compatíveis com os pacotes Office da Microsoft ou OpenOffice e oferece 1 Gbyte de espaço gratuito. Você pode tanto criar o documento na internet e salvá-lo no micro como o contrário. Criando documentos locais e fazendo o upload para a internet poderá acessá-lo a partir de qualquer outro micro conectado (foto).

Se você ainda não tem o seu espaço “nas nuvens” recomendo a criação de uma conta nesse serviço para fazer backup de seus documentos mais importantes. Este atalho, na verdade, é para quem já é usuário do Google Docs. O upload de arquivos tem que ser feito de forma manual. Você se conecta ao serviço, pressiona o botão upload e seleciona o arquivo que desejar.

Aliás, recentemente o serviço implementou o recurso de fazer o upload de pastas inteiras por meio de um complemento para o navegador Chrome. Para automatizar o envio de documentos para o Google Docs o usuário pode usar o programa Syncdocs que pode ser baixado em https://www.syncdocs.com/.

O funcionamento do serviço é muito simples. Ele cria uma pasta em seu micro chamada, como padrão, de My Google Docs, abaixo da pasta Documentos. Todo arquivo gravado ali será automaticamente enviado para o site virtual. Da mesma forma que todo documento criado lá será replicado na pasta local.

Durante a instalação você pode especificar se deseja sincronizar todo tipo de arquivo colocado nessa pasta. Por exemplo, fotos e outros formatos de arquivos serão enviados para o Google Docs, ou apenas arquivos que podem ser editados por ele. O programa também faz a conversão dos formatos DOCX e similares do Office para o formato compatível com as versões anteriores. Você pode marcar ou desmarcar os itens que forem convenientes. Recomendo desmarcar o item “Make Google Docs my default PDF viewer” se já tiver o Adobe reader instalado em sua máquina.

Terminada a instalação, o programa fará a sincronização inicial, e se você já tiver arquivos nas nuvens, irá fazer a cópia local. O programa se instala como um ícone na barra de tarefas. Clicando sobre ele você tem acesso aos seus recursos. Contudo, você não terá necessidade de mexer lá a não ser que queira forçar uma sincronização, pois tudo é feito de forma automática.

Este texto foi escrito até o parágrafo anterior no meu notebook e finalizado no navegador utilizando o editor de textos do Google Docs. Ao salvá-lo na internet ele foi gravado de volta em minha máquina. Como o Google Docs permite compartilhar um documento, você pode acessar este texto através do link https://bit.ly/j51aKw. Prático, não é?

  • Tags
  • #

receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)