(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas DENTISTA AOS 6 MESES DE VIDA

Acompanhamento especializado e regular contribuem para a saúde bucal das crianças

Pais devem ficar atentos às regras de higienização da gengiva dos bebês


postado em 15/05/2011 09:47

Andrielle Silva começou a trocar os dentes de leite há um mês e não deixa de cuidar deles e vai ao dentista frequentemente(foto: Paulo filgueiras/EM/D.A Press )
Andrielle Silva começou a trocar os dentes de leite há um mês e não deixa de cuidar deles e vai ao dentista frequentemente (foto: Paulo filgueiras/EM/D.A Press )
O medo de dentista é algo tão presente na imaginação das pessoas, sejam elas adultas ou crianças, que virou tema de filme. Na refilmagem de A fantástica fábrica de chocolate, a grande descoberta é que a genialidade dos chocolates de Willy Wonka deve-se ao fato de ele ser filho de dentista, que o proibia de comer doces. Na contramão do medo, os odontopediatras demonstram que, quanto mais se vai ao dentista, menos são as chances de sofrer com o famigerado motorzinho. A escritora Dóris Rocha Ruiz, em seus livros Dentista não é coisa de outro mundo e Eu e a escova, mostra para os pequenos que é importante visitar o dentista com regularidade.

A primeira visita, inclusive, deve ser logo depois que o primeiro dentinho aponta, por volta dos 6 meses. “Dentista não é uma coisa do outro mundo”, brinca a escritora, que também é especialista em odontologia. A criança ainda não terá consciência da importância dos cuidados com os dentes, mas os pais serão orientados sobre como proceder nos primeiros anos de vida do bebê.

Por exemplo, se a criança se alimenta apenas com o leite materno, não é preciso limpar a boca dela depois da mamada. “O leite materno tem anticorpos que protegem a cavidade bucal”, ensina Dóris. Nada de limpar a boca da criança com uma fralda molhada para tirar o resto do leite. Quando forem introduzidos outros alimentos e o primeiro dente apareceu, a criança já deve iniciar a escovação.

Os pais devem colocar uma quantidade mínima de pasta na escova, “só sujar a escovinha”. Quando a criança já souber cuspir, a quantidade de pasta deve ser equivalente a um grão de ervilha. Se os dentes da criança forem muito juntos, é importante também usar o fio dental, com bastante cuidado para não machucar a gengiva. “O Ministério da Saúde indica o uso de pasta infantil com flúor”, comenta.

O odontopediatra pode dizer aos pais que um dos erros mais comuns é deixar a criança tomar mamadeira e dormir, seja à noite ou durante o dia, sem fazer a higienização da boca. O mau hábito pode contribuir para o aparecimento de cáries. Outra dica que receberão é que quando a criança está trocando os dentes, os pais devem redobrar a atenção. O que muitos não prestam atenção é que, nesse momento, estão nascendo quatro molares, os penúltimos dentes da arcada. “Não há troca nesse caso. Os molares são dentes permanentes. Por isso, é importante redobrar o cuidado”, diz.

A escritora lembra que, em algumas famílias, há uma crença de que não é preciso se preocupar com os dentes de leite, uma vez que eles irão ser trocados por permanentes – o que não é verdade. Aí mora o perigo, pois muitos acham que os molares que estão nascendo são de leite, quando de fato são permanentes.

A frequência ao dentista vai depender do risco para doenças, como cárie. A média é procurar o especialista pelo menos três vezes ao ano. Se a criança escovar os dentes três vezes ao dia, fizer o uso do fio dental e tiver uma alimentação equilibrada, a visita ao dentista será um momento prazeroso. Não havendo problemas, será feita uma limpeza e o uso do flúor. Sem esses cuidados, pode ser necessária a restauração, o que exige o uso de anestesia e do motorzinho. Mesmo assim, os profissionais têm aprimorado as técnicas para reduzir ao máximo a dor.

Os pais têm que ajudar a criança a perder o medo do dentista. Dóris explica que o consultório é um universo desconhecido para muitas crianças. “A cadeira do dentista, a máscara, a luz no rosto. Às vezes, a criança ao sentar-se perde o equilíbrio. Ela tem medo de se deitar, porque costuma se desequilibrar na cadeira”, pontua.

Andrielle Luana Camillozzi Silva, de 7 anos, está com uma janelinha. A menina não descuida da limpeza dos dentes. “Ela começou a trocá-los faz um mês. Já estávamos pensando que estava demorando demais”, conta a mãe da menina, a professora Patrícia Mara Camillozzi, de 32. Como o dente permanente nasceu atrás do de leite, a mãe teve que levar a menina ao dentista para que fosse retirado.

Andrielle conhece bem um consultório odontológico. Desde os 2 anos a menina visita o dentista para prevenir problemas mais sérios. Também faz parte dos hábitos dela a escovação durante o dia. A mãe reconhece que a menina às vezes dorme sem fazer a higienização. “À noite, é mais difícil.” Os cuidados contribuem, na avaliação da mãe, para que a filha tenha dentição muito boa, livre de cáries.

Na telinha

No remake de A fantástica fábrica de chocolate, o ator Johnny Depp interpreta Willy Wonka, filho de um dentista temperamental, que o proibia de comer doces. Talvez por isso mesmo Wonka tenha se transformado em um ótimo fabricante de chocolates.

  • Tags
  • #

receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)