(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Fantasia ampliada

Game de tributo à famosa franquia de RPGs mantém boa jogabilidade, além de trazer novos personagens e cenários


postado em 05/05/2011 11:39

Com uma rica mitologia, game contém os principais personagens de quase todos os títulos da franquia(foto: Square Enix/Divulgação )
Com uma rica mitologia, game contém os principais personagens de quase todos os títulos da franquia (foto: Square Enix/Divulgação )

Desde seu lançamento, em 2005, o PlayStation Portátil (PSP) sempre foi mais afeito à qualidade do que à quantidade, tendo poucos, mas excelentes, títulos de destaque. Com o próximo portátil da Sony a caminho, é natural que o PSP esteja esquecido pelas produtoras – mas isso não significa que ele não tenha mais lenha para queimar. Quem prova é o jogo de luta Dissidia duodecim: final fantasy, lançado no fim de março pela Square Enix.

Duodecim (doze, em latim) é a sequência do primeiro Dissidia, lançado em 2009 para o próprio PSP e uma espécie de encontro dos sonhos para quem é fã de Final fantasy. O game contém os personagens principais de praticamente todos os jogos dessa famosa franquia de RPGs, que está na 14ª edição – curiosamente, a única não representada agora.

Em um tipo de game como este, a principal novidade está no elenco. Da gama de populares personagens da série, fazem sua estreia os protagonistas Lightning (FFXIII), Yuna (FFX) e Vaan (FFXII), os populares coadjuvantes Tifa (FFVII), Laguna (FFVIII) e Kain (FFIV), além de Prishe (FFXI) e o espadachim Gilgamesh (FFV). Além dos novatos, todos os lutadores do primeiro jogo estão de volta.

Embora seja uma sequência, Duodecim se passa antes do primeiro Dissidia. O pretexto é o mesmo: heróis e vilões de várias dimensões foram convocados para lutar ao lado de Cosmos ou Chaos, deuses que representam o bem e o mal. Assim como no game anterior, o enredo é raso e não vai muito além desse conflito, preocupando-se mais em agradar os fãs com cenas curtas entre os lutadores. Para um game de luta, seria o suficiente, mas, considerando que ele é baseado em uma franquia como Final fantasy, cuja mitologia é riquíssima em detalhes e referências, poderia ser melhor.

Tudo isso está reunido no modo campanha, que é o carro-chefe do jogo. Desta vez, as inúmeras sequências de batalha e monólogos estão intercaladas por um grande mapa, assim como nos clássicos RPGs da série. Não é um grande avanço. Mas, pelo menos, é mais interativo do que o enfadonho tabuleiro de seu antecessor.

Jogabilidade
Por outro lado, a jogabilidade continua boa e recebeu poucas novidades. Você deve prestar atenção em dois valores importantes: HP e Bravery. Enquanto o primeiro é a vida do personagem, o segundo é quanto de dano ele vai causar com seus golpes. Com isso, o game consegue aliar de forma interessante a ação dos títulos de luta com o pensamento tático dos RPGs. A principal mudança das lutas de Duodecim está no sistema de assistências. Você pode chamar um segundo personagem, que serve tanto para complementar uma sequência de golpes quanto salvá-lo, se você estiver apanhando feio.

Fora as batalhas contra o computador, Dissidia oferece uma gigantesca lista de coisas desbloqueáveis, que vão de imagens da série a itens para se equipar durante o modo campanha. Ao terminar, você também pode jogar a campanha do primeiro Dissidia, com todas as inovações de Duodecim, o que já garante mais cerca de 40 horas de aventura, além das outras 40 que a campanha principal do jogo já tem.

Além disso, o game oferece um modo em que você pode criar campanhas de jogo, editando os diálogos e quais lutadores você vai encontrar no caminho. Você pode compartilhar suas criações e baixar aventuras feitas por outros jogadores. Tendo basicamente tudo que o primeiro game tinha (além de novos personagens e modos de jogo), Dissidia é o tributo definitivo para os fãs de Final fantasy. Mesmo para quem não conhece a série, o jogo tem uma mecânica inovadora e difícil, porém viciante. É bom para passar as horas no PSP, que deve ver cada vez menos títulos com essa qualidade nos próximos meses.

Dissidia duodecim: final fantasy
Produção: Square Enix
Desenvolvimento: Square Enix
Plataforma: PSP
Número de jogadores: 1 (single-player), 2 (multiplayer)
Preço: R$ 179

Não recomendado para menores de 14 anos

Avaliação
Jogabilidade:
Entretenimento:
Gráficos:
Som:

  • Tags
  • #

receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)