(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Meu universo on-line


postado em 07/04/2011 11:52 / atualizado em 07/04/2011 11:55

Davidson Henrique gosta de arquivar suas conversas na internet e relê constantemente o conteúdo(foto: Kamila Pires/Divulgação)
Davidson Henrique gosta de arquivar suas conversas na internet e relê constantemente o conteúdo (foto: Kamila Pires/Divulgação)
Com total dedicação você escolhe cores, letras, fundo de tela, foto de perfil. Aos poucos, os amigos frequentam a sua nova casa virtual. Quando se dá conta, você cria uma relação de carinho com depoimentos, comentários, recados... Eles chegam a fazer parte da sua vida! E de repente uma senha invadida, um perfil hackeado e adeus, universo on-line. Nada mais efêmero que as redes sociais. É uma espécie de “nasce, cresce, se reproduz e morre” em estado avançado.

Há algum tempo, o universitário Davidson Henrique de Gales perdeu o controle sobre o seu Orkut durante duas semanas. Sua senha foi roubada, mas para sua sorte o cibercriminoso não fez mudanças drásticas no seu perfil, apenas apagou os recados, o que, para ele, já poderia representar uma grande perda.

O estudante é um daqueles usuários que gostam de manter as boas lembranças virtuais. Apesar de não usar mais o Orkut, mantém seu perfil ativo por causa de depoimentos e fotos de amigos. “Há seis anos tenho o Orkut. É uma relação de afeto. Salvo depoimentos e tenho fotos de colegas dedicadas a mim em meus álbuns. Tenho uma amiga em Pernambuco que tira fotos em praias com plaquinhas com meu nome”, conta Davidson Henrique. O universitário também gosta de guardar suas conversas do Messenger (MSN). Ele salva o histórico dos bate-papos no computador e relê constantemente o conteúdo.

Para internautas como Davidson, que criaram uma relação carinhosa com suas informações pessoais na rede, uma boa dica é fazer um backup dos perfis. O Facebook mais uma vez dispara na frente e oferece aos seus cadastrados uma forma de fazer esta cópia utilizando o próprio site. Já para outras mídias sociais, como o Twitter, não há opções diretas, é preciso utilizar outros suportes.

Confira como fazer sua cópia de segurança para cada conta:

Facebook
Vá em Conta, Configurações da conta e baixe suas informações. O site vai reunir todas as fotos, publicações no mural e mensagens. Você receberá um e-mail quando o arquivo estiver pronto para download.

Orkut
Dá para fazer uma cópia somente dos contatos. Vá em Amigos e clique em Exportar contatos. Ele gera uma lista com os e-mails em formato CSV (valores separados por vírgula).

Twitter
Você pode usar o Tweetbook (https://tweetbook.in/) ou o Twournal (https://twournal.com/), para fazer suas cópias. Geram arquivos em PDF com seus tuítes, seguidores e contatos.

Blogger
O software Blogger Backup (https://bloggerbackup.codeplex.com/) permite baixar todas os dados de seu blog e criar uma cópia local em sua máquina. Para utilizá-lo, informe a URL de seu blog.

Picasa
Por meio do software Picasa é possível fazer o backup de suas fotos on-line. O Picasa sincroniza as fotos da rede e faz um backup local automaticamente.

Gmail
Configure sua conta para um acesso POP. Por meio do Mozila Thunderbird é possível baixar todas as suas mensagens para o PC. Ou você pode criar uma segunda conta no Gmail e ativar o redirecionamento automático. Você terá uma conta “espelho”, mantendo cópia dos seus e-mails.

  • Tags
  • #

receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)