(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Fifa Soccer 11


postado em 07/04/2011 11:38 / atualizado em 07/04/2011 11:44

(foto: EA/Divulgação)
(foto: EA/Divulgação)

Depois de conquistar prestígio como game de futebol nos últimos anos e chegar ao ápice na edição de 2010, que foi tratada como uma das melhores simulações do esporte bretão no videogame, Fifa tem crédito bastante para não mexer muito no núcleo de uma jogabilidade já consagrada. Em vez disso, o game de futebol da Electronic Arts tenta refinar a mecânica de jogo nos detalhes.

O principal, e o mais alardeado nas campanhas de propaganda do game, é a oportunidade de controlar o goleiro, tanto em um modo específico de carreira quanto em partidas on-line, algo inédito para a série e para o gênero dos games de futebol em geral. O modo de goleiros também se reflete no modo on-line. Agora, é possível disputar uma partida em que todos os jogadores em campo são controlados por humanos.

Ficar embaixo das traves virtuais em Fifa 11 é uma experiência próxima do real, pois os fundamentos que você deve aprender são bem parecidos com o que acontece com os goleiros de verdade. Adiantar-se para fechar o ângulo do atacante – mas no momento certo, para não tomar um gol por cobertura – ou tomar o lado certo do campo para chegar mais rápido ao canto do gol são algumas das preocupações dos goleiros reais que foram bem transportadas para os gramados virtuais.

Se você prefere jogar na linha, Fifa 11 continua em ótima fase. Além de manter a movimentação fluida do ano passado, que auxilia no posicionamento da defesa e também para conseguir oportunidades no ataque, os toques foram refinados e estão mais sensíveis. É preciso bastante cuidado para fazer aquele lançamento em profundidade que desmonta defesas, pois alguns segundos a mais com o botão apertado e o passe fica forte demais. O contrário também acontece: se o toque for muito rápido, a bola sobra para a defesa adversária com mais facilidade.

No Fifa Soccer 11 agora todos os jogadores em campo são controlados por humanos. Jogo tem mecânica refinada nos detalhes (foto: EA/Divulgação)
No Fifa Soccer 11 agora todos os jogadores em campo são controlados por humanos. Jogo tem mecânica refinada nos detalhes (foto: EA/Divulgação)

O game também traz um novo sistema chamado Personality, cujo objetivo é fazer futebolistas famosos mais parecidos com suas contrapartes reais, tanto em características físicas quanto no comportamento dentro de campo. É fácil reconhecer as poses de Cristiano Ronaldo, os dribles de Lionel Messi ou a técnica nas faltas de Daniel Alves.

Torcida
Fora das quatro linhas, Fifa 11 supera seu rival em todos os aspectos. Além de ter modos mais completos e menus mais bem trabalhados, a atmosfera da torcida dá um toque especial ao jogo. Quem está na arquibancada tem diversas reações ao que está acontecendo no jogo. O clima dos torcedores também afeta os jogadores em clássicos, como Real Madrid x Barcelona ou Manchester United x Liverpool.

Os modos de carreira foram mesclados em apenas uma opção de jogo, em que você pode controlar o jogador (o antigo Be a Pro), ser o treinador ou ser um treinador-jogador, em que você controla o time nas partidas e gerencia o clube fora delas.

Quando o assunto é futebol nacional, Fifa tem as equipes que disputaram a Série A do ano passado, embora nem todas tenham licenças, ou seja, nada de uniformes, escudo e nomes. Entre os grandes clubes, a maioria está representada como na realidade, embora existam ausências notáveis como o Internacional. O game também não tem narrações em português do Brasil.

(foto: EA/Divulgação)
(foto: EA/Divulgação)
Os responsáveis pela franquia da Electronic Arts preferiram refinar a jogabilidade a se concentrar em adicionar novos modos como o de goleiros. No que realmente interessa, a bola dentro das quatro linhas, Fifa 11 é praticamente mais do mesmo, mas isso não é ruim, se o mesmo em questão é um excelente game de futebol.

Produção: Electronic Arts

Desenvolvimento: EA Canadá

Plataforma: PlayStation 3 (versão testada), Xbox 360, PlayStation 2, PC, Wii, PSP, Nintendo DS e iPhone

Número de jogadores: 1 (single-player), 8 (multiplayer) e 22 (multiplayer on-line)

Preço: R$ 199

Avaliação
Jogabilidade
Entretenimento
Gráficos
Som

  • Tags
  • #

receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)