(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Disputa acirrada

Com novas e inteligentes sacadas, o Fifa 2011 ameaça reinado do PES 2011 e transforma a guerra entre games de futebol em um verdadeiro clássico virtual, para delírio dos fãs


postado em 07/04/2011 11:23 / atualizado em 07/04/2011 11:47

(foto: Arte sobre foto d EA SPORTS FIFA 11/Divulgação e PES 2011 /Divulgação)
(foto: Arte sobre foto d EA SPORTS FIFA 11/Divulgação e PES 2011 /Divulgação)
No futebol, nada é tão legal como a rivalidade de um clássico. E, acreditem, no mundo dos games também. O Brasil x Argentina dos gramados virtuais, atualmente, coloca dois jogos frente a frente: Fifa 2011, da Eletronic Arts (EA); e Pro Evolution Soccer (PES) 2011, da Konami. O primeiro é apontado como favorito e ameaça a dianteira ocupada, confortavelmente, durante sete anos pelo segundo.

A versão 2011 do Fifa impressionou os jogadores e recebeu excelentes avaliações de publicações especializadas. “Estamos muito felizes com a qualidade das versões recentes do jogo, todas com uma nota perto ou acima de 90”, declarou a EA, em comunicado enviado à reportagem.

O sucesso de crítica, porém, não significa dianteira nas vendas. Segundo dados da distribuidora NC Games, o PES 2011 é o game de futebol mais vendido. Em 2010, foram comercializadas 350 mil unidades no Brasil. A liderança de vendas do PES 2011 não é à toa. Apesar de os críticos apontarem o Fifa como um jogo mais completo, o game da Konami já gerou uma tradição entre os amantes dos jogos de futebol. Desde os anos 2000, quando se chamava Winning Eleven, o título é praticamente unanimidade entre os gamers. Prova disso são os números de venda: o PES 2010 e 2009 figuraram na lista dos cinco games mais comercializados nos últimos dois anos.

Existe uma espécie de cultura do PES entre os gamers brasileiros. Primeiro, é a adaptação a um título que já é sucesso de mercado há, pelo menos, sete anos. Em seguida, a disseminação do jogo é alta, tanto que diversos jogadores de futebol – Neymar e Ganso, por exemplo – o preferem a qualquer outro. Outro fator é a jogabilidade. Não é incomum ouvir expressões como “quadrado e xis” ou “L1 triângulo” – comandos para executar um drible e um passe aéreo. Tudo isso torna a vida do Fifa 2011 mais difícil. No entanto, os produtores da EA acharam formas de transformar o game no que ele ainda não tinha sido: um concorrente de peso. O primeiro investimento foi na qualidade gráfica do jogo, que parou de mostrar apresentações maravilhosas seguidas de partidas capengas. A atual versão traz gráficos de qualidade, retratando com fidelidade as principais estrelas do futebol mundial.

Outra sacada dos programadores da EA é a inserção do controle dos goleiros. A novidade permite ao player comandar apenas o goleiro durante as partidas. A funcionalidade, até então pouco (ou quase nada) explorada pelos games, atraiu atenção para o Fifa 2011. Uma bola fora é a eliminação da narração em português, que era um dos atrativos da série nos títulos anteriores.

Times
As licenças geraram uma outra guerra entre os games. O que elas são, afinal? Nada mais do que a autorização dada pelos clubes de futebol para que os times virtuais tenham o mesmo uniforme e nome da equipe original. Nesse fundamento, o Fifa 2011 está em vantagem. O game conta com todos os times europeus e metade dos brasileiros.

O PES 2011, por sua vez, tem a licença da Uefa Champions League, mas não garante todos os times. Alguns grandes da Europa (e do mundo) não têm o nome verdadeiro – caso do Liverpool e do Chelsea. Os jogadores dessas equipes também têm os nomes bagunçados. À primeira vista, isso pode parecer uma bobagem, mas com games cada vez mais realistas as licenças se tornaram um fator competitivo decisivo.

Outra vantagem do Fifa 2011 é a quantidade de times. Ligas desprezadas no PES 2011 – como a mexicana e a norte-americana – aparecem no título da EA. O game da Konami, por exemplo, traz apenas os times brasileiros classificados para a Taça Libertadores da América de 2010 (São Paulo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo e Internacional), enquanto o outro tem todos.

  • Tags
  • #

receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)