(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Entrevista - José Antonio Abbate


postado em 17/03/2011 11:36

José Antonio Abbate, gerente de comunicação da Lexmark(foto: Lexmark/Divulgação)
José Antonio Abbate, gerente de comunicação da Lexmark (foto: Lexmark/Divulgação)
Qual será o futuro da impressão?
A tecnologia de impressão está passando por uma fase de convergência. Hoje, por exemplo, um usuário faz a seguinte pergunta: o que mais poderei agregar a esta funcionalidade de impressão? É comum que busquem por produtos multifuncionais que ofereçam não somente a função de impressão mas recursos de scanner para digitalizar documentos em preto e colorido.

Os cartuchos de impressão encarecem o uso das impressoras e levam os consumidores a procurar por cartuchos remanufaturados ou até mesmo piratas. Como a indústria pode baratear o custo dos cartuchos?

No caso da Lexmark, com relação à tecnologia jato de tinta, a empresa apresentou em 2010 sua nova linha de produtos multifuncionais voltados para o mercado SMB e SoHo, que utilizam cartuchos sem a cabeça de impressão integrada, o que permitiu uma substancial redução no custo dos cartuchos. Essa mudança só foi possível devido a uma evolução tecnológica no processo de produção das cabeças de impressão, que as tornaram mais duráveis e precisas. É sempre bom ressaltar a inquestionável superioridade dos produtos originais. Quando o custo total de impressão é analisado, não existe nenhum tipo de dúvida com relação ao custo-benefício desses produtos.

Como diminuir os impactos do lixo eletrônico na natureza?

Imprimir menos, economizar mais. Com certeza, esta parece ser uma mensagem contraditória, uma vez que, no nosso caso, vem de uma empresa que se dedica 100% à impressão. Mas se considerarmos alguns fatos importantes, faz muito sentido. Uma em cada seis páginas impressas vai diretamente para o lixo sem sequer ser lida, segundo o instituto Ipsos MORI. E 20% dos documentos impressos duram menos que cinco minutos. Sabemos que 80% do efeito “Carbon Foot Print” é decorrente do uso do papel e por isso fazemos um esforço constante para reduzir o consumo de recursos, reduzir as emissões e produzir menos desperdício em cada etapa do ciclo de vida de um produto. Também aplicamos dentro do processo de Ciclo de Vida do Produto o processo de Life Cycle Assessment (LCA): todo o processo de desenvolvimento voltado a durabilidade e habilidade de fazer com que a matéria-prima reciclada faça parte da cadeia produtiva de um novo produto multifuncional. No caso da Lexmark, 99% da matéria-prima utilizada na fabricação de um produto jato de tinta e laser é reciclada.

  • Tags
  • #

receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)