(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Sempre inovando, Estado de Minas chega ao iPad

Aos 82 anos, o jornal se mantém na vanguarda, identificado com os avanços tecnológicos


postado em 21/11/2010 09:19 / atualizado em 22/11/2010 07:59

(foto: Maria Tereza Correia/EM)
(foto: Maria Tereza Correia/EM)
O Estado de Minas vai mais longe, para estar ainda mais perto de seus leitores. Identificado com as novas tecnologias, o EM passa a ser um dos primeiros jornais do mundo a ter suas páginas disponíveis no iPad, podendo ser acessadas por internautas do Brasil e do exterior. O aplicativo já está sob homologação da Apple e todo o conteúdo da edição impressa do jornal poderá, nos próximos dias, ser baixado para o tablet.

O aplicativo permitirá também que as reportagens sejam lidas com maior interatividade e conteúdo exclusivo de fotos e vídeos. Outra inovação: o endereço www.em.com.br também poderá ser lido nos celulares, em versão específica para esses aparelhos.

Campanha

Para apresentar à população esses e outros avanços tecnológicos e editoriais, o Estado de Minas lançou, na quinta-feira, campanha institucional criada pela Agência Filadélfia. O carro-chefe são filmes em três versões, uma de três minutos e duas de dois minutos, que serão exibidos na TV, cinemas e em grandes eventos pelo estado. Anúncios em jornais e na internet completam a campanha.

Geraldo Teixeira da Costa Neto, diretor-executivo dos Diários Associados, explica que a campanha tem tom emotivo e consegue sintetizar a força e a história do Estado de Minas. ''Esse filme prende as pessoas, em um resgate a alguns dos grandes colaboradores da história do EM e à presença dos grandes fatos mundiais, sem deixar de apontar para o futuro, por meio do iPad, passando pelos furos de reportagem atuais e pelo lado solidário e sustentável dos nossos programas que são desenvolvidos em paralelo'', afirma Neto.

Andréia Zuqui, gerente-executiva de marketing dos Diários Associados, destaca ainda que a campanha tem como objetivo extrapolar o significado da marca Estado de Minas para além da já tão importante tarefa de ser o principal veículo de comunicação e de ser sinônimo de jornal para os mineiros. ''A campanha reforça a extensão de valor da marca, chancelada como O Grande Jornal dos Mineiros, pela sua qualidade editorial, seu pioneirismo e pela forte atuação na cultura, na educação, nas ações de sustentabilidade e responsabilidade social'', completa Zuqui.

Presença ''Nosso desafio era mostrar a grandiosidade do Estado de Minas, que vai além de um jornal impresso. Por ser uma marca com a qual as pessoas têm uma relação de amor e que extrapola o papel, criamos as peças pensando no compromisso que o EM tem com os mineiros, com grandes causas como a sustentabilidade, além da sua presença marcante em momentos históricos da humanidade para o estado'', revela Dan Zecchinelli, diretor de criação da Filadélfia.

Um site especial foi criado pela Mapa Digital e o designer Guilherme de Deus para apresentar ao público detalhes sobre cada uma das ações desenvolvidas, os marcos e bandeiras levantadas pelo Grande Jornal dos Mineiros em toda a sua história. No endereço www.ograndejornaldosmineiros.com.br , o internauta tem uma experiência diferenciada de navegação. Para ler o conteúdo do site é preciso ir mas alto, em movimentos que proporcionam a sensação de estar subindo.

Orgulho Fundado há 82 anos, o Estado de Minas é também um jornal focado na sustentabilidade. Assim como as demais empresas dos Diários Associados Minas Gerais, busca práticas modernas e pioneiras na utilização dos recursos naturais e um relacionamento harmonioso com o meio ambiente.

Outra prioridade do jornal é o compromisso com o social. Um dos exemplos é a Jornada Solidária, que promove ações e eventos beneficentes visando a melhorar a qualidade de vida e o atendimento das crianças de 0 a 6 anos e que estudam em creches e instituições de assistência de Belo Horizonte.

Conteúdo

Um jornal da cultura. O EM promove shows, filmes e exposições para mais de 1 milhão de pessoas a cada ano. O Clube A Assinante Estado de Minas é o passe para entretenimento, diversão, bem-estar, boa gastronomia e programação cultural em Minas Gerais. Presente nos principais momentos da história contemporânea, o Estado de Minas está sempre além das fronteiras de Minas, estampando em suas páginas os principais fatos que acontecem no Brasil e no mundo.

Um jornal dos grandes escritores. Em suas oito décadas, grandes nomes da literatura brasileira escreveram no EM, como Rubem Braga, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino, Cecília Meireles, Roberto Drummond, Manuel Bandeira e até Tancredo Neves, então um jovem de 19 anos.

Essa tradição perdura até hoje e entre seus colaboradores estão personalidades como Fernanda Takai, Fernando Brant, Baptista Chagas, Antônio Machado, Eduardo Almeida Reis, Alcione Araújo, Antônio Roberto, Frei Betto, Carlos Herculano Lopes, Cyro Siqueira, Affonso Romano de Sant'anna, Anna Marina e Tostão.

Em seus 82 anos de circulação, o EM defendeu e defende as principais bandeiras de Minas Gerais, o que lhe garantiu importante papel na formação social e econômica do estado.

Ao longo das últimas oito décadas, conquistou importantes premiações no Brasil e no mundo, como Prêmio Esso, Veículos Mais Admirados (Meio & Mensagem), concurso anual da Society for News Design, Prêmio da Associação Nacional de Jornais, Top of Mind, Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo, Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, Prêmio Imprensa Embratel, Prêmio Aberje Minas Gerais, Top Brands ABA, Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo, Prêmio ABCR de Jornalismo, entre outros.

 

Em.com.br

Disponibilizar suas páginas no iPad é mais uma ação inovadora, entre outras iniciativas tecnológicas que marcam a história do Grande Jornal dos Mineiros. O Estado de Minas foi o segundo jornal do país a publicar suas páginas na web, em 1995. Naquele ano, o caderno Informática passou a contar com versão digitalizada, e, aos poucos, seu site incorporou outros conteúdos do impresso.

Os Diários Associados foram também o primeiro grupo de comunicação do Brasil a oferecer serviço de provedor de internet (Netservice, hoje provedor Uai). O conceito de portal veio em 1999, um marco na história da internet no estado, com o lançamento do Portal Uai, consolidado como o maior portal de notícias e conteúdo online de Minas. O Uai oferece aos internautas – mineiros e de qualquer parte do país – acesso a e-mails e vários serviços on-line. Em trajetória ascendente desde o seu lançamento, o portal registrou, em março de 2010, a sua maior audiência, com mais de 64 milhões de acessos, com média de 2 milhões de acessos ao dia e 6 milhões de visitantes únicos mensais. O portal referência em notícias on-line de Minas Gerais tem seu conteúdo noticioso chancelado pelo site em.com.br, o site do Estado de Minas, que foi totalmente reformulado em 2010.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)