(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

2009 será o Ano Internacional da Astronomia; veja a programação


postado em 30/12/2008 16:07 / atualizado em 08/01/2010 03:53

A astronomia observa e estuda o universo e os corpos celestes, com o objetivo de situá-los no espaço e no tempo, explicar suas origens, característica e os seus movimentos.(foto: Leonardo Lara - 17º inverno cultural da UFSJ )
A astronomia observa e estuda o universo e os corpos celestes, com o objetivo de situá-los no espaço e no tempo, explicar suas origens, característica e os seus movimentos. (foto: Leonardo Lara - 17º inverno cultural da UFSJ )

O ano de 2009 não será regido pelo sol somente na astrologia. O ano também será de brilho e festa para a ciência, que vai celebrar o Ano Internacional da Astronomia. Para marcar a data, escolhida pela Organização das Nações Unidas em 2007, diversas atividades serão realizadas em todo o mundo com o objetivo de estimular o interesse não só em astronomia, mas em ciência em geral. Assim, 2009 será uma oportunidade para compartilhar com mais freqüência o conhecimento que os astrônomos acumularam ao longo da história sobre o Universo e nosso lugar nele.

De acordo com o professor Renato Las Casas, coordenador do Grupo de Astronomia da UFMG, na abertura do ano, no dia 23 de janeiro, o Observatório Astronômico do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG será reinaugurado com o apoio da Fapemig, depois de ficar mais de 15 anos desativado. O visitante poderá participar, durante todo o dia, de atividades gratuitas onde terá a oportunidade de experimentar vários conceitos de física e matemática.

Já está programada, por exemplo, a oficina “Lançamento de Foguetes”, onde os visitantes terão a oportunidade de participar de múltiplos lançamentos de foguetes confeccionados com garrafas de plástico. Segundo ele, será testada a aerodinâmica dos foguetes a base de água. “O desafio é maximizar o alcance vertical dos foguetes, tanto os grandes (garrafas de 2L) como os pequenos (garrafas de 0,5L)”, afirma. Além disso, haverá lançamento de livros, oficinas sobre o sistema solar, sobre Construção de Telescópios e sessões do Planetário, entre outras atividades.

Veja alguns destaques já confirmados na programação:
  • Lançamento do livro "Aerodescobertas - Explorando novas possibilidades" (Eduardo de Campos Valadares, Alfredo Luis Mateus e Juares Dutra da Silva).
  • Oficina "Construção de Telescópios" - Os visitantes aprenderão todos os passos da construção de telescópios simples e baratos (feitos com lentes de óculos e tubos de PVC) assim como de telescópios mais sofisticados (do tipo newtoniano) incluindo a confecção das lentes e espelhos.
  • Oficina "O Sistema Solar" - Os visitantes construirão maquetes do Sistema Solar; em escala de tamanho dos planetas; em escala de distâncias; em escala de tamanho e distâncias e em escala de tamanho e massa.
  • Oficina "Do muito grande ao muito pequeno" - Os visitantes aprenderão sobre os processos científicos. As mesmas leis e as mesmas técnicas de investigação se aplicam ao macrocosmos e ao microcosmos. Após observarem por vários telescópios (além do reinaugurado) os visitantes receberão uma senha para observação através do microscópio eletrônico do Laboratório de Microanálises da UFMG. Está sendo preparada uma amostra do maior meteorito já encontrado em Minas Gerais (o Bocaiuva) para análise e visualização por esse instrumento.
  • Sessões do Planetário: "As Estrelas da Bandeira Brasileira" - Uma iniciação ao reconhecimento de estrelas e constelações e seus movimentos no céu.
  • Quiosque "O Céu a Olho Nú" - Os visitantes aprenderão a reconhecer constelações e objetos no céu, com a ajuda de cartas celestes eletrônicas.
  • Palestras Multimídia e manifestações artísticas que ainda estão sendo definidas
  • Observações por vários telescópios de boa qualidade óptica
Para saber mais sobre o Ano Internacional da Astronomia,  visite o site www.astronomia2009.org.br


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)