(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Guerra dos consoles


postado em 18/12/2008 11:39 / atualizado em 08/01/2010 03:56

Não é de hoje que os videogames polarizam os aficionados por jogos eletrônicos em seguidores de um ou de outro console. As duas primeiras gerações dos hardwares dedicados à diversão no lar datam da década de 1970. A primeira era inclui o estreante Magnavox Odyssey, lançado em 1972, e a segunda tem o Fairchild VES, o primeiro a aceitar jogos em cartuchos, e o Atari 2600, que tinha jogos com 2KB de tamanho. Confira como ficou a disputa nas décadas seguintes:


1ª GERAÇÃO

Nintendo es (1983) x Master System (1986)

O Master chegou depois e enfrentou concorrência dura. O NES mantinha contrato de exclusividade com as produtoras. Assim, a Sega dependeu basicamente de jogos próprios, como o famoso Alex Kidd in Miracle World.

2ª GERAÇÃO
Mega Drive (1988) x Super Nintendo (1990)

O Mega Drive foi lançado antes e até a chegada de seu concorrente, o Super Nintendo, inverteu a guerra dos consoles.
A Sega trouxe o Sonic, que fez sucesso, mas não foi páreo para games como SuperMario World Mario Kart e F-Zero.

3ª GERAÇÃO
Playstation (1994) x Nintendo 64 (1996)

Novidade nascida de um casamento desfeito entre Nintendo e Sony, o PlayStation vendeu mais de 100 milhões de unidades, ofuscando os atores tradicionais do mercado de videogames. Já o Nintendo 64 foi o último a usar cartuchos.

4ª GERAÇÃO
Xbox (2001) x Playstation 2 (2000)

A segunda geração do PlayStation é o console mais vendido da história (mais de 120 milhões). A Microsoft estreou com o Xbox e Halo é o jogo de maior sucesso do console.

Outros videogames

A guerra dos consoles deixou de lado outros videogames importantes. Confira alguns dos coadjuvantes:

Sega Saturn (1994)

O console de 32 bits da Sega tinha a melhor qualidade gráfica para jogos 2D, comuns na geração anterior. Com o lançamento do PlayStation, com gráficos 3D, o Saturn ficou para trás.

Sega Dreamcast (1999)

Foi a última aposta da Sega no mercado de consoles, que teve um sucesso inicial com 150 mil unidades vendidas em um dia no Japão, mas que ficou para trás com a chegada do PlayStation 2.

Neo-Geo (1990)

Surgiu como plataforma para arcades e depois foi adaptado para console doméstico. O seu alto preço foi o maior empecilho para que não deslanchasse. Seus jogos chegavam a custar US$ 200.

Nintendo Gamecube (2001)

O primeiro console da Nintendo a usar discos (DVDs) contou com a força de seus jogos tradicionais (Metroid prime, The legend of Zelda e Mario) para brigar pelo mercado que havia perdido para a Sony.-->


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)