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Estado de Minas

A hora do Brasil


postado em 20/11/2008 11:32 / atualizado em 08/01/2010 04:02

Mais dinheiro para fomentar a produção de jogos eletrônicos brasileiros e mais amparo na divulgação de nossos games no mercado internacional. São essas as duas promessas do BRGames, programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC)  lançado na última semana, em Belo Horizonte, durante o SBGames, simpósio que reuniu mais de 600 participantes, entre estudantes e especialistas, na Puc Minas. Dessa vez, a previsão é de que o governo invista R$ 1,074 milhão no projeto.

Além do dinheiro, outra modificação em relação ao JogosBR, concurso que teve última edição há dois anos, aportando R$ 500 mil em recursos, é o foco no desenvolvimento de demos jogáveis que sejam comercialmente viáveis para co-produção no exterior, como explica o secretário Silvio Da-Rin: “Fomos evoluindo nosso programa, porque lidar com jogos é algo que muda nossos paradigmas. A interatividade dos games revoluciona o audiovisual. Nosso último diagnóstico é de que a co-produção internacional é mais eficaz para atração de recursos privados para o setor”.

Essa avaliação contou com o aval da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames). A associação manteve negociação de seis meses com o Ministério da Cultura, até que o programa chegasse na atual formatação. O modelo prevê o fomento a sete desenvolvedores independentes (cada um ganha R$ 70 mil) e a três empresas estruturadas que tenham pelo menos um game publicado (R$ 140 mil para cada uma, sendo 80% de verba pública e os outros 20%  como contrapartida das próprias empresas). O restante do valor é destinado ao custeio executivo e ao investimento na divulgação internacional.

A comissão avaliadora dos projetos será montada por representantes do MinC, da Abragames, da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) e do Festival de Arte Eletrônica (File), parceiros na realização. Os selecionados participarão de uma oficina que os capacite a divulgar os trabalhos em eventos internacionais do mercado de games, em estande montado pelo projeto.

O programa reforça a aposta no incentivo, essencial para o desenvolvimento, de acordo com André Penha, presidente da Abragames. “Minas Gerais é um bom exemplo, nesse caso. Aqui há boas empresas de software, boas universidades, bons profissionais chegando no mercado. Talvez a indústria de jogos aqui só não seja ainda o que poderia ser por falta de fagulha”, diz. As inscrições para o BRGames devem ser abertas até o fim do ano, de acordo com o MinC. (FB)

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