(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Muito além dos livros

Internet pode ser de extrema ajuda para o aluno que vai prestar vestibular, desde que ele saiba filtrar informações, se organizar e fugir de endereços que levam à dispersão


postado em 20/11/2008 11:14 / atualizado em 08/01/2010 04:02

Marcos Michelin/EM/D.A Press
Michel Souza criou a comunidade Grupo de Estudos Online no Orkut para trocar informações e aproveitar melhor o tempo que passa conectado
-->A informática, principalmente depois da criação da internet, se transformou numa importante ferramenta de ajuda aos jovens que precisam encarar o vestibular, especialmente àqueles que aspiram vagas em cursos mais concorridos ou instituições de ensino mais difíceis de passar, como as universidades federais. As informações contidas na rede para pesquisa podem ser fundamentais para o aluno, desde que ele faça sua navegação por lugares confiáveis e relevantes.

Para Eduardo Gonzaga, professor de geografia do Colégio Pitágoras das turmas do terceiro ano do ensino médio integrado ao pré-vestibular, a veracidade da informação é, de fato, fundamental para que o aluno aproveite bem o conteúdo da internet. “Da mesma forma que a rede oferece muita coisa boa, apresenta também bastante lixo. Saber classificar a informação é primordial”, diz ele, ressaltando que é aí que a escola precisa estar mais presente, desempenhar o papel que realmente é de sua responsabilidade, que é o de fornecer ao estudante fontes confiáveis. “Eu, por exemplo, já usei vários vídeos do YouTube, com dados importantes, em minhas aulas. Para o aluno, muitas vezes a ficha cai quando ele assiste a uma imagem. Só que o YouTube tem também muita bobagem. Cabe a mim, por exemplo, indicar o que é útil no endereço.”

“Uso o computador regularmente nos estudos. Geralmente visito sites como Wikipédia e Google para pesquisas, mas, por saber que nem toda informação ali é séria, procuro sempre verificar se o que busco está no contexto da aula em sala. Se não, busco outra fonte ou vou atrás do próprio professor para pedir alguma dica”, revela a estudante Luisa Margotti de Carvalho, que se prepara para fazer vestibular para direito, na UFMG. “Aproveito bastante a internet também para ver e tentar resolver questões de provas anteriores. É muito fácil obtê-las, basta acessar o site das faculdades”, completa.

GRUPOS DE ESTUDO Além da credibilidade do conteúdo on-line, para ter o computador como aliado de fato é preciso usá-lo adequadamente. Afinal, uma máquina conectada é uma tentação à dispersão de jovens. Navegar pelo MSN e sites como Orkut, YouTube, Flickr, entre outros, nem pensar. A não ser que seja para participar de algum grupo de estudos virtual.

Grupo, por exemplo, como o criado em 2006 pelo estudante de design gráfico na Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Michel Souza. “Uni o útil ao agradável, pois gosto muito de internet e tinha pouco tempo para estudar. Tive, então, na época de prestar vestibular, a idéia de fazer no Orkut a comunidade Grupo de Estudos Online para aproveitar melhor meu tempo na rede”, conta ele, que começou a estudar com outras 15 pessoas.

“Por meio do Paltak, programa de bate-papo virtual, com recursos de texto, áudio e vídeo, chegamos até mesmo a criar uma programação de estudos, onde cada integrante, semanalmente, tinha de dar uma aula sobre a matéria que melhor dominasse, no meu caso, matemática. A gente era, assim, obrigado a estudar em dobro”, lembra. A comunidade virou hoje um ponto de referência no Orkut, com mais de 2.550 membros. Atualmente, os próprios integrantes é que marcam encontros e organizam estudos de acordo com suas conveniências.-->


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)