(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Comunicação direta

Software desenvolvido por mineiros permite maior interação e controle entre professor e aluno


postado em 13/11/2008 11:00 / atualizado em 08/01/2010 04:04

Fad.Softwares/Reprodução da internet - 11/11/08q
-->Nem sempre devidamente explorado, o talento mineiro na área de tecnologia volta e meia apresenta surpresas, principalmente no que se refere ao desenvolvimento de programas úteis para o dia-a-dia das pessoas. Uma boa novidade é um software criado para gerenciamento de trabalho em uma lan house que acabou adaptado para uso em sala de aula. O trabalho foi desenvolvido pelo analista de sistemas com pós-graduação em engenharia de softwares Fabrício Alves Diniz que, com o irmão Otávio, advogado com grande conhecimento em informática, criou em 2003 um programa que recebeu o prêmio, da revista Info Exame, de melhor software de gestão do ano. “Era um trabalho com foco para lan houses e cibercafés. Tinha o nome de Timer Café e o que fazia era gerenciar uma lan house, controlando o acesso a computadores, uso de sites etc.”, conta o analista.

Segundo ele, um dia um professor do curso de ciência da computação conheceu o Timer Café rodando em uma lan house e sugeriu que seus criadores o incrementassem com recursos específicos para laboratórios de informática, de forma a adaptá-lo para uso em escolas. “Foi assim que nasceu o Timer Café Acadêmico. O produto hoje pode ser adotado também por empresas de diferentes ramos, pois o software permite abrir configurações precadastradas específicas para cada situação. Mas o foco de maior destaque dele é realmente para as escolas”, afirma.

Maria Tereza Correia/EM/D.A Press
Fabrício Alves Diniz criou, com o irmão Otávio, programa de gerenciamento para laboratórios de informática, que é possível conhecer e testar apenas por meio de download em seu site
Um dos recursos interessantes é forçar o aluno a focar sua atenção na aula, evitando dispersões. “Com um simples clique do professor, que tem em sua mesa um computador central, ele pode bloquear e desbloquear a internet de qualquer (ou todas) máquina do laboratório ligada em rede. Ou seja, como tem controle total, o professor tem como impedir que o estudante fuja das tarefas a ele submetidas.”

O programa, segundo ele, pode também auxiliar o aluno a distância, já que conta com VNC embutido. O professor consegue arrastar objetos, inserir informações e oferecer opções ao estudante diretamente em sua máquina. “Há ainda um filtro de sites, com quase 1 milhão de endereços cadastrados, que não são próprios para uso em escolas. Caso um deles seja acessado (geralmente ligados a pornografia), imediatamente surgem na tela alertas informando que ele não será aberto. Outros endereços, como Orkut, podem ser bloqueados total ou parcialmente”, informa. O software permite ainda que se determine um tempo para que cada estudante possa, democraticamente, acessar o computador para seus trabalhos ou simplesmente navegar por seus recursos.

Já disponível para o comércio, o Timer Café Acadêmico pode ser baixado e testado gratuitamente por 30 dias no site criado por seus desenvolvedores. O preço do software varia de acordo com o número de máquinas que serão ligadas em rede, mas, para se ter idéia, de acordo com Diniz, um programa para 10 computadores custa em torno de R$ 1.050. Ele conta com atualizações trimestrais e é apresentado com versões em português e inglês.

Para download e testes, visite o endereço www.fad-softwares.com.br
-->


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)