(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Renato Las Casas ganha prêmio de divulgação científica em Minas


postado em 21/10/2008 17:05 / atualizado em 08/01/2010 04:09

Renato Las Casas entrega para o garoto Leony Winner Rocha Teles, de 8 anos, telescópio confeccionado por eles, e observam a lua, no curso de Astronomia da UFMG, no campus Pampulha, em Belo Horizonte.(foto: Emmanuel Pinheiro/Estado de Minas - 06/02/2006 )
Renato Las Casas entrega para o garoto Leony Winner Rocha Teles, de 8 anos, telescópio confeccionado por eles, e observam a lua, no curso de Astronomia da UFMG, no campus Pampulha, em Belo Horizonte. (foto: Emmanuel Pinheiro/Estado de Minas - 06/02/2006 )


O pesquisador Renato Las Casas, colunista do Portal Uai, foi o primeiro colocado do VI Prêmio Anual de Divulgação Científica e Tecnológica 'Francisco de Assis Magalhães Gomes', que será entregue nesta quarta-feira, dia 22, pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) de Minas com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

No começo, nem a universidade acreditava que era importante divulgar 
Quem são os premiados 

O trabalho vencedor 'Divulgação Científica pelo Grupo de Astronomia da UFMG' se destacou pelas diversas ações de popularização da astronomia. Renato Las Casas apresentou exposições itinerantes e artigos em sites, além da coluna semanal no Portal e atividades internas voltadas para estudantes e público em geral.


Leia as colunas Olhar Longe, do Grupo de Astronomia da UFMG

(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press - 05/06/2008)
(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press - 05/06/2008)
O segundo lugar ficou com Sérgio Pena, considerado um dos mais importantes geneticistas do país. Ele foi o segundo colocado com o trabalho de divulgação na coluna mensal 'Deriva Genética', publicada no Ciência Hoje On-line, desde fevereiro de 2006.

Menção Honrosa
Pelo conteúdo do livro 'De Lucy a Luzia – a longa jornada da África ao Brasil', que reúne aspectos relacionados à pesquisa sobre a evolução humana numa linguagem adequada, convergindo uma questão regional com uma temática universal, foi atribuída menção honrosa ao pesquisador Eugênio Marcos Andrade Goulart.

Ciência mais perto do povo
O prêmio, criado em 1996, prêmio homenageia o professor Francisco Magalhães, considerado o ‘pai’ da Física em Minas Gerais e um dos pioneiros nas pesquisas sobre energia nuclear no Brasil. São contemplados pesquisadores que se destacaram na divulgação da ciência e da tecnologia para a população, levando a informação, a reflexão e o fascínio da ciência ao público leigo de forma mais ativa.

O primeiro e segundo lugares receberão diploma e medalha, além de prêmio, em dinheiro, no valor de R$ 10 mil e R$ 5 mil, respectivamente. Os prêmios serão entregues no Parque Municipal Renné Giannetti, durante a abertura da exposição “Ciência no Parque”, na qual se comemora a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)