(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Finanças organizadas

Aprenda a trabalhar com o Office 2007 e conheça programas que ajudam a controlar gastos


postado em 16/10/2008 12:07 / atualizado em 08/01/2010 04:11

Reprodução de tela Site Office 2007
Web site criado pela Microsoft ajuda usuários a entender melhor pacote de aplicativos e ganhar tempo nas operações
-->
Uma das centenas de utilidades do computador é ajudar a planejar melhor a vida financeira, seja nas aplicações do dinheiro que sobra no fim do mês, seja no controle das despesas normais do dia-a-dia. Para quem não sabe, há programas especiais para ajudar usuários a administrar suas finanças de forma fácil e eficiente. “Controlar a vida financeira pessoal não é tarefa fácil, principalmente com tantas turbulências no mercado financeiro”, diz a analista de sistemas Rose Mary Silva Cavalcante, ressaltando que, “para assegurar minhas economias e amenizar as surpresas com gastos indevidos por dificuldades de controle de pagamentos e despesas efetuados ou a realizar, uso sempre a planilha eletrônica do programa Office da Microsoft”. Segundo ela, com essa solução, consegue segmentar as diversas movimentações financeiras por grupos de despesas pendentes e faturadas, como também controlar a carteira de investimentos e conciliar as correções bancárias em contas de aplicação. “Além disso, posso gerar gráficos estatísticos e orçamentários para identificação de medidas futuras”, revela.

Reprodução de tela/Office 2007 -Treinamento

O Office já é por demais conhecido para quem trabalha com números, planilhas e planejamentos. A boa nova é que a Microsoft Brasil está agora oferecendo um serviço on-line sobre o Office 2007, com diferentes modelos de planilhas voltados para a realidade do brasileiro. Basta acessar o endereço www.microsoft.com.br/office para obter as informações. “O site mostra, principalmente, como usar o programa. O usuário tem como pesquisar modelos que pode adotar dentro de suas necessidades, receber dicas por e-mail, acessar blogs dos produtos, se direcionar para a área de suporte – se for o caso – e ter contato direto com a comunidade que trabalha com o Office ”, explica o gerente-geral de Produtividade e Colaboração da Microsoft Brasil, Eduardo Campos.

CURIOSIDADES Segundo Campos, o site tem recursos que permitem relatar despesas e criar orçamentos detalhados para gastos pessoais e despesas de toda a família. Com o uso do Excel, ferramenta presente no pacote de produtividade Office 2007, os usuários podem separar seus gastos por categorias: moradia, utilidades, saúde, alimentação, transporte, educação, lazer e recreação, por exemplo. Simples recursos possibilitam o cálculo automático e também a criação de gráficos para análise orçamentária. “Em vez de o usuário quebrar a cabeça, tentando criar uma planilha para determinado assunto, basta navegar pelo endereço e adotar um dos modelos já disponíveis. São exemplos de aplicações reais de situações do cotidiano. Até a gente que já está acostumado a trabalhar com o programa recorre ao site em determinadas situações. É uma forma de ganhar tempo, em usos corporativo e doméstico”, garante.

Reprodução de tela/Office 2007 - Primeiro Milhão

A analista de sistemas Rose Mary destaca que também usa o serviço em âmbito profissional de onde, aliás, tirou conhecimentos para aplicar na vida doméstica. “Como trabalho em instituição financeira, uso a ferramenta para diversos levantamentos e análises estatísticas, na falta de relatórios predefinidos. A troca de informações entre diversas áreas, muitas vezes, é feita por meio dessa ferramenta”, afirma.

No site há situações de cálculos curiosas. É o caso, por exemplo, do serviço calculadora, que permite saber o que deve comprar para um churrascão, usando dados como número de convidados, quantas mulheres, homens, crianças etc. No espaço, é possível ainda planejar uma festa de casamento, também de acordo com número de convidados, e que tipo de comemoração o usuário pretende oferecer. “Controlar despesas nem sempre é fácil. Para colocar as contas em ordem e saber onde estão seus gastos, é preciso uma certa disciplina. As planilhas orçamentárias se tornam, assim, ferramentas das mais importantes para controlar a vida financeira”, complementa Eduardo Campos.

LINKS UTEIS

PLANILHAS DE DESPESAS

Espaço com variados modelos de planilhas para várias aplicações
www.microsoft.com.br/office/planilhas  

CALCULADORA DO MILHÃO

www.microsoft.com.br/office/calculadora  
Ensina a usar as fórmulas do Excel para calcular pagamentos, economias e outros números financeiros

VIDEOTREINAMENTO

Mostra, em vídeo, como usar o programa www.mcirsoft.com.br/office/treinamento_excel

OUTRAS ALTERNATIVAS

Não só de Office vive o usuário que quer controlar suas finanças. Vários outros programas,pagos e gratuitos, também podem ajudar a gerencias suas contas. Conheça alguns deles:

PAGOS

Reprodução de tela/Quicken

Quicken
https://quicken.intuit.com/
Quicken é um dos mais conhecidos softwares para gestão de contas e finanças pessoais. É desenvolvido pela empresa Intuit, dos Estados Unidos, que não tem representantes no Brasil (https://www.intuit.com/international/).
Para comprá-lo, é preciso acessar o site do produto para download.

jFinanças 2008
https://jfinancas.com.br  
Programa brasileiro, pago, que permite ao usuário, de forma simples, gerenciar suas finanças pessoais ou as contas de sua empresa.

GRATUITAS

Gnu Cash
https://www.gnucash.org/  
Concebido para Linux, o Gnu Cash está também disponível para Windows, para OSX e outros sistemas operativos. Bastante popular entre a comunidade Linux, é totalmente gratuito e fácil de usar. Destaca-se pela sua dupla entrada em sistemas de contabilidade. Consegue importar dados de outros programas, como o Quicken, e pode exportar para vários formatos de dados. Não é bonito como alguns pagos, mas atende bem.

Wesabe
https://www.wesabe.com/  
Em tempos de Web 2.0, o software transforma uma abordagem tradicional em social. Consegue importar todos os dados de uma instituição financeira (bancos, cartões de crédito etc.), permitindo marcar cada entrada, para que seja possível ver como o seu dinheiro está sendo gasto. Usando sua parte social, com base em tags, pode-se ver como outras pessoas gastam com tags semelhantes e acompanhar dicas interessantes de uso.

Money Trackin
https://www.moneytrackin.com/  
É também um programa fácil de usar, melhor indicado para quem mantém controle do seu dinheiro sempre on-line e acessível. Se você tiver alguma despesa, por exemplo, em um restaurante, adicione-a em seu equipamento, que pode ser um portátil (telefone, smartphone, laptop) a partir do próprio restaurante. O software permite inserir todas as operações que desejar, catalogá-las, visualizar relatórios e analisar sua situação financeira a partir dos dados computados.

Reprodução de tela/AceMoney

AceMoney
https://www.mechcad.net/products/acemoney/index_lite.shtml  
A versão lite é gratuita e oferece praticamente os mesmos recursos que a versão paga, só que não consegue gerir várias contas. É ideal para quem tem somente uma conta principal. Com ele, dá para acompanhar suas despesas, criar um orçamento, acompanhar investimentos, ver gráficos, importar dados do seu banco e até que seja lembrado para pagar as suas despesas regulares. Também não é um software bonito como o pacote pago, mas, além de grátis, funciona bem.-->


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)