(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas SÉRIE A

Atlético contra o Bahia: Vencer para recuperar o topo

Ultrapassado na classificação por Flamengo e Internacional, Galo precisa bater o Bahia, fora de casa, para seguir na liderança. O alvinegro deve tomar a iniciativa da partida


19/10/2020 04:00 - atualizado 19/10/2020 09:57

O Atlético conta com a boa fase do artilheiro Keno, em Salvador, para retomar a liderança do Brasileiro(foto: Bruno Cantini / Agência Galo / Atlético)
O Atlético conta com a boa fase do artilheiro Keno, em Salvador, para retomar a liderança do Brasileiro (foto: Bruno Cantini / Agência Galo / Atlético)

Com o objetivo de recuperar a liderança, o Atlético enfrenta o Bahia hoje, às 20h, no estádio de Pituaçu, em Salvador, no complemento da 17ª rodada do Brasileiro.

O Galo se vê obrigado a ganhar fora de casa após seus principais concorrentes na briga pelo título terem vencido nesse domingo (18). Na Arena Neo Química, em São Paulo, o Flamengo atropelou o Corinthians por 5 a 1 – gols de Éverton Ribeiro, Vitinho, Natan, Bruno Henrique e Diego, Gil descontou. Já no Beira-Rio, em Porto Alegre, o Internacional bateu o Vasco por 2 a 0. O volante Edenílson e o meia Thiago Galhardo – artilheiro da Série A, com 14 gols – balançaram a rede.

Caso derrote o Bahia, o Atlético igualará os 34 pontos de gaúchos e cariocas no Brasileirão e voltará ao topo em razão da superioridade no número de vitórias: 11 a 10. Neste momento, a classificação mostra o Inter em primeiro, com vantagem no saldo sobre o segundo colocado Flamengo: 15 a 11. As estatísticas da competição e o perfil do técnico Jorge Sampaoli indicam que o Galo deverá tomar a iniciativa da partida, mesmo longe de Belo Horizonte. Segundo o SofaScore, a posse de bola média do time na Série A é de 59,3%, ante 48,1% de um Bahia possivelmente reativo por orientação de Mano Menezes, que cumprirá suspensão nesta segunda e será substituído por Cláudio Prates.

Individualmente, o alvinegro conta com a boa fase do atacante Keno, autor de oito gols em 15 partidas no Brasileirão, enquanto o tricolor aposta na retomada do faro de artilheiro do centroavante Gilberto, que balançou a rede apenas duas vezes na competição – número distante dos 14 assinalados por ele na edição de 2019.

As novidades no Galo em relação ao empate por 1 a 1 com o Fluminense, na última quarta-feira, são o zagueiro Júnior Alonso, o volante Alan Franco e o atacante Savarino. Os três desfalcaram o time por terem sido convocados às seleções do Paraguai, do Equador e da Venezuela. Por outro lado, Sampaoli não terá o volante Allan, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Ele dará lugar a Jair. 

MATEMÁTICA

A matemática do Campeonato Brasileiro aponta o Atlético com 42,3% de probabilidade de título, segundo o site Chance de Gol. Flamengo, com 26,2%, e Internacional, 25,6%, também estão bem cotados. O São Paulo, atual quarto colocado, tem apenas 4,1%. Os demais clubes estão abaixo de 1%. Vale lembrar que o Galo tem uma partida a menos que Inter e Fla. O duelo contra o Athletico-PR, no Mineirão, pela sexta rodada, ainda não teve a data definida pela Confederação Brasileira de Futebol.

Com 16 pontos em 16 jogos (quatro vitórias, quatro empates e oito derrotas), o Bahia é o 16º colocado e tenta se afastar da zona de rebaixamento do Brasileirão. Além de não contar com o técnico Mano Menezes à beira de campo, o tricolor está desfalcado dos atacantes Élber e Rossi, expulsos no empate por 1 a 1 com o Goiás, sexta-feira, em Goiânia. Já o zagueiro Ernando, com dores na panturrilha, é dúvida para enfrentar o Galo.
 
Ficha técnica 

BAHIA X ATLÉTICO
BAHIA: Douglas Friedrich; Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Juninho e Juninho Capixaba; Gregore, Elias e Daniel; Fessin, Gilberto e Clayson
Técnico: Cláudio Prates (Mano Menezes suspenso)
ATLÉTICO: Everson; Guga, Réver, Junior Alonso e Guilherme Arana; Jair, Alan Franco e Nathan; Savarino, Keno e Eduardo Sasha
Técnico: Jorge Sampaoli
17ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Pituaçu
Horário: 20h
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves e Michael Stanislau (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Transmissão: pay-per-view

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)