casal em um jantar faz um brinde com taças de vinho

O amor pode ser encontrado casualmente

Freepik


O amor pode ocorrer de várias formas, mas não é incomum saber de pessoas que usam a fórmula dos aplicativos de relacionamento, que concentram os esforços e tempo dos usuários empenhados em arrastar fotos para o lado, dar curtidas, e enviar mensagens que nem sempre são respondidas. Uma coisa é fato, parece que a facilidade da internet para encontrar parceiros é insubstituível, porém, é preciso tomar muito cuidado, pois uma pesquisa da Kaspersky Lab sugere que 48% das pessoas no Brasil admitiram mentir em seus namoros na internet. Isso envolve disfarçar informações para parecerem mais interessantes do que realmente são na vida real. 

A pesquisa da Kaspersky Lab também revelou que os dados falsos são um grande motivo de frustração para quem usa aplicativos de relacionamento: 16% se dizem chateados com fotos falsas em perfis, enquanto as expectativas frustradas são motivo de desânimo de 12% do público que participou da pesquisa, com média de idade de 16 ao 48 anos.

O espiritualista Maicon Paiva,  fundador da Casa de Apoio Espaço Recomeçar, alerta sobre as identidades na internet: “Não é de hoje a existência de perfis falsos na internet, mas quando mentir em um aplicativo de relacionamento pode servir de isca para um encontro, infelizmente acaba servindo como incentivo para a proliferação de mentiras. Neste caso, vale tentar conhecer a pessoa fora do aplicativo para garantir que as informações convergem e após isso, fazer uma Consulta Espiritual para saber sobre o futuro da relação pode ajudar a definir os próximos passos de sua vida amorosa”.

Leia:  Emocionados: comportamento de quem entra de cabeça nas relações amorosas.

As mentiras mais comuns 

Entre as mentiras mais comuns estão dizer que é mais novo do que realmente é (13,6%) e falar que tem um trabalho melhor do que realmente tem (13,4%), segundo dados do The Inner Circle. A mesma fonte também mostrou o benefício que as pessoas enxergam na mentira. Entre 3 mil entrevistados, 21,2% disserem mentir por estarem preocupados em não ser o suficiente para chamar atenção, enquanto 25,8% afirmaram usar desse artifício para despertar o interesse das pessoas mais atraentes.

Considerando que se relacionar com perfis falsos é uma perda de tempo e energia, pois cria ilusões sobre o futuro, Maicon Paiva aponta cinco dicas para conhecer o amor à moda antiga e ter um encontro:
  1. Identifique boas oportunidades. O amor não nasce do dia para a noite, por isso, antes de buscar um amor, é necessário encontrar conexões verdadeiras com pessoas que sejam atraentes para você, e com o tempo, pode se transformar em um relacionamento;
  2. Rede de amigos. Antigamente a conexão que muitos em busca de amor usavam para começar um relacionamento não era a de internet, mas a rede de amigos, que os levavam a conhecer pessoas novas. As melhores pessoas que podem fazer com que você conheça alguém são quem já é próximo;
  3. Comece com conversas pequenas. Fora dos aplicativos de relacionamento, a interação com a pretendente deve ser constante. Não é possível mandar apenas uma mensagem e esperar a resposta, por isso, comece com conversas simples, onde o caminho do diálogo é claro e de forma regular será fácil desenvolver aberturas para um relacionamento sério;
  4. Passe mensagens pela linguagem corporal. Por estar em um local com várias outras pessoas, a forma com que você se porta será muito importante para mostrar que está aberto a novas oportunidades, pois estará sendo lido por todos à sua volta.
  5. Saiba puxar assunto. Começar uma conversa é uma das coisas mais complicadas para quem é tímido, por isso, procure pontos em comum com a outra pessoa e demonstre interesse real nas respostas dela. 

Leia:  10 dicas de como identificar quando alguém está contando uma mentira.
 
Para Maicon Paiva, buscar um amor longe de aplicativos de relacionamento afasta as mentiras e permite a criação de conexões reais enquanto os dois se conhecem: "Depois de encontrar a pessoa especial, pode ser mais fácil manter a prosperidade do relacionamento com ajuda de trabalhos espirituais".