Ilustração - bactéria

Ilustração - bactéria

Jennifer Oosthuizen/CDC

A suspeita de que três crianças de São João del-Rei tenham morrido, vítimas do Streptococcus A ou Streptococcus pyogenes e um caso diagnosticado em uma criança da ciade levou as autoridades a investigarem a fundo o que causou essas mortes. Na manhã desta terça-feira (24), a Secretaria Municipal de Saúde  divulgou uma nota relatando as mortes e confirmando o contágio de uma criança, que ficou internada, mas passa bem e já está em casa. Este foi o primeiro caso confirmado laboratorialmente no estado. 
 
Abaixo, estão alguns esclarecimentos sobre a bactéria.  

O que é o Streptococcus A?

Trata-se de uma bactéria que normalmente causa problemas na garganta ou na pele.

Muitas pessoas carregam o micro-organismo sem apresentar qualquer sintoma. Mesmo assim, acabam transmitindo o Streptococcus para outras pessoas, que podem ficar doentes.
 

Quais são as formas de transmissão?

A bactéria passa de uma pessoa para outra por meio do contato próximo ou através de tosses e espirros.

Os surtos às vezes acontecem em lugares como escolas e casas de repouso.

Quais são os principais sintomas?

Na maioria das vezes, os sintomas são leves: dor de garganta ou infecção de pele.

Esses incômodos costumam ser facilmente tratados por meio de antibióticos.

Mas os Streptococcus do grupo A podem causar uma série de outros problemas - e alguns deles são mais graves.

O principal é a escarlatina, que afeta principalmente crianças pequenas e costuma melhorar com o uso dos tais antibióticos.

Outro é a febre reumática, uma inflamação que afeta as articulações, o coração e o cérebro, normalmente fruto de uma infecção que não recebeu o tratamento adequado.

O Streptococcus A é perigoso?

Em ocasiões raras, essa infecção pode gerar um quadro invasivo, em que a bactéria vai parar na corrente sanguínea ou nos pulmões.

Nessas situações, a enfermidade é mais preocupante e pode ser mortal.

A doença invasiva ocorre quando as bactérias são capazes de ultrapassar as barreiras imunológicas do corpo.

Isso acontece quando o indivíduo já está doente ou realiza tratamentos que prejudicam o sistema de defesa, como algumas terapias contra o câncer.

Os sinais de alerta de doença invasiva por Streptococcus incluem febre alta, acima dos 38 °C, dores musculares intensas, falta de apetite, vômito, diarreia, desidratação, alterações no comportamento e sonolência excessiva.

Nessas situações, é essencial buscar o suporte médico rapidamente.

Existe uma vacina?

Não. A melhor forma de combater a infecção é fazer o diagnóstico no tempo adequado e tomar os antibióticos prescritos pelo médico.

As principais formas de prevenção envolvem os cuidados básicos de higiene, como lavar bem as mãos, cobrir o nariz e a boca durante tosses e espirros e não compartilhar objetos de uso pessoal com alguém que está infectado.