Fausto Silva

Faustão era o segundo na fila de espera por um coração em São Paulo, informou o governo paulista

Divulgação/Veja
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que o transplante de coração no apresentador Fausto Silva "correu dentro da regra do jogo".

Faustão foi submetido a uma cirurgia de transplante de coração neste fim de semana no Hospital Albert Einstein, na zona sul da capital.

 

A seleção gerada para esse coração trouxe 12 pacientes que atendiam aos requisitos. Entre os potenciais receptadores, quatro tinham prioridade. Faustão ocupava a segunda posição nesta seleção.

 

A equipe transplantadora do paciente que ocupava a primeira posição decidiu pela recusa do órgão e, desta forma, seguiu para o segundo paciente, que era Faustão. Recusas podem ocorrer devido a potenciais incompatibilidades entre receptor e doador.

 

"Tudo transcorreu dentro da regra do jogo, dentro da mais absoluta normalidade", afirmou Tarcísio, durante um evento realizado na noite desta segunda-feira (28) para apresentar um projeto de acompanhamento eletrônico a passageiras enquanto esperam ônibus em alguns pontos da cidade de São Paulo.

 

Tarcísio afirmou que não houve favorecimento ao apresentador e que a fila foi respeitada.

 

Segundo ele, a participação do governo estadual foi no transporte do órgão.

 

"É bom saber que o sistema de transplante está funcionando e que uma pessoa que estava precisando recebeu esse órgão, que passa bem, que vai ter uma nova perspectiva e vai ganhar esse sopro de esperança", disse.

 

LEIA: Filho de Faustão rebate críticas à prioridade em transplante: 'Informem-se'

 

Tarcísio fez elogios ao apresentador. "É um grande comunicador, uma pessoa que traz alegria."

 

Faustão está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) desde o dia 5 de agosto para tratar de uma insuficiência cardíaca. O agravamento do quadro o levou a entrar na fila do transplante de coração no último dia 20.