As preocupações sobre o uso indevido de testosterona são altas e é necessária muita cautela

As preocupações sobre o uso indevido de testosterona são altas e é necessária muita cautela

Freepik

A terapia de reposição de testosterona é segura para homens que têm o hormônio em níveis baixos no sangue associado a doenças cardíacas, sugere um novo estudo. Mas os médicos alertam que o tratamento popular não é um "tônico antienvelhecimento".

A pesquisa, publicada no The New England Journal of Medicine, descobriu que ataques cardíacos, derrames e outros problemas cardíacos importantes não eram mais comuns entre aqueles que usavam testosterona gel do que aqueles que usavam um placebo.

Isso significa que o gel também é seguro para homens sem problemas cardiovasculares que têm baixa testosterona sanguínea, segundo o cardiologista da Cleveland Clinic e autor sênior do estudo, Steven Nissen.

No entanto, ele ressaltou que isso não significa que o tratamento deva ser usado por homens sem testosterona baixa - uma condição também conhecida como hipogonadismo, medida pelos níveis do hormônio sexual no sangue.

"O que mostramos aqui é que, para um grupo muito específico de homens, a testosterona pode ser administrada com segurança", diz Nissen. "Mas não deve ser administrado como um tônico antienvelhecimento para uso generalizado em homens que estão envelhecendo".

Leia: Acupuntura em xeque: entenda o que já foi ou não comprovado

Mais de 5mil homens com idades entre 45 e 80 anos em 316 locais de teste nos Estados Unidos foram designados aleatoriamente para receber o gel de testosterona ou o placebo, que esfregaram na pele diariamente por uma média de 22 meses. Grandes eventos cardíacos ocorreram em 182 pacientes no grupo de testosterona e 190 pacientes no grupo de placebo.

O grupo de testosterona teve uma maior incidência de problemas menos graves, como fibrilação atrial, lesão renal aguda e problemas de coágulos sanguíneos nas veias.

O estudo ajuda a resolver uma lacuna de compreensão sobre como o tratamento com testosterona afeta os resultados cardiovasculares para homens com baixa testosterona, pontua o cardiologista da Universidade da Califórnia-San Francisco, Alan Baik.

O tratamento de baixa testosterona tem sido um grande negócio por muitos anos, em parte impulsionado por anúncios de pílulas, adesivos, géis e injeções. Sites e clínicas on-line em todo o país oferecem o tratamento, e muitos vinculam a baixa testosterona a problemas comuns, como fadiga e ganho de peso.

Nissen reforça que, embora a baixa testosterona seja um distúrbio muito comum, os homens idosos também querem se sentir como se tivessem 18 anos novamente e "ter o desempenho sexual que tinham quando eram jovens".

Porém, ainda de acordo com ele, o tratamento não deve ser usado por fisiculturistas e por atletas. As preocupações sobre o uso indevido de testosterona são altas e é necessária muita cautela.