imagem focada no olho de um rapaz

O tremor palpebral se chama mioquimia facial, resultado da fadiga da musculatura da pálpebra

Bacila Vlad/Unsplash


O mundo vive um tempo de excesso de informação, no qual tudo é para ontem, urgente e é difícil controlar o estresse físico e emocional. Nesse cenário, ao se tratar de saúde, um problema comum de aparecer é o tremor nos s olhos. Sinal que, às vezes, pode permanecer por semanas antes de desaparecer. Por isso, há pessoas que ficam assustadas e pensam até que estão tendo um infarto ou derrame.


"Esse tremor palpebral se chama mioquimia acial. A musculatura da sua pálpebra é altamente recrutada ao longo do dia, porque ficamos de olhos abertos a maior parte do tempo. Com isso, ela é muito sensível à fadiga, fazendo com que ela 'trema'", explica Maria Fernanda Caliani.

Cansaço da musculatura

A médica explica ainda que os tremores palpebrais podem ocorrer em qualquer fase da nossa vida, simplesmente por conta do cansaço dessa musculatura.

Leia: Hábito de coçar os olhos pode ser prejudicial à visão.

Mas alguns fatores facilitam e podem estar por trás do problema. Entenda:

  •  Sono:  dormir menos que 7 horas por noite não é nada saudável. Dormir pouco aumenta a chance até de morte, já que aumenta o risco de câncer, AVC, infarto e etc. Portanto, se sofre com a insônia  busque ajuda médica.
  • Estresse: ele está por trás de muitos problemas como ansiedade, preocupação, angústia, agitação e as pessoas estressadas têm mais chance de ter o tremor palpebral. Se a ansiedade está atrapalhando sua qualidade de vida, procure por um especialista da área de saúde.
  • Excesso de cafeína: para ter ideia, um expresso tem em média 80mg de cafeína e um café coado 50 mg.É considerado excesso o consumo maior que 250-300 mg ao dia. Se consome muita cafeína,  não precisa zerar, mas reduza.

Tempo de tela e luminosidade controlada

"Esses são os principais fatores. Mas muito tempo na frente do computador, TV e celular também pode ser um gatilho. Reduzir o tempo de tela e utilizar fontes maiores e luminosidade da tela mais confortável pode ser úti", recomenda. Maria Fernanda. 

LeiaOlho seco no outono: saiba como aliviar os sintomas sem prejudicar a visão. 

Quando investigar o tremor?

A psiquiatra alerta que se a contração do músculo for forte a ponto de fazer o olho se fechar, ou seja, induzir a piscadas involuntárias (ou se junto com o tremor na pálpebra ocorre alguma contração da musculatura do rosto do mesmo lado), a pessoa pode estar com blefaroespasmo e o espasmohemifacial, que precisam ser  investigadas.