mulher idosa deitada em uma cama coberta com um cobertor

mulher idosa deitada em uma cama coberta com um cobertor

Freepik

Em Belo Horizonte, 40% das pessoas acamadas cadastradas no Sistema de Saúde ainda não foram vacinadas contra gripe, bivalente e meningite. A prefeitura afirma que cerca de 7.500 dos 20.000 cadastrados estão nessa situação. Apesar de intensificar a campanha desde abril, os agentes de saúde ainda não visitaram as residências para aplicar as vacinas, e os postos de saúde informam que não há equipes disponíveis para atender os pacientes acamados.

O fotógrafo Edmundo Luiz Xavier Bicalho luta pela vacinação de sua mãe, uma idosa de quase 90 anos que está acamada e, portanto, tem direito a receber as vacinas em casa. Ela está cadastrada no site da prefeitura, mas uma equipe de vacinação domiciliar ainda não apareceu este ano.



O centro de saúde Dom Cabral é uma referência da família. Edmundo entrou em contato com uma funcionária do posto por mensagem, questionando sobre a previsão para a vacinação dos acamados. A resposta foi que a unidade enfrentou falta de funcionários e a prefeitura não disponibilizou equipe para a vacinação domiciliar. A funcionária ainda orientou Edmundo a ligar para o número 156 para registrar uma reclamação.

Preocupado com a chegada do inverno e os problemas acompanhados de sua mãe, Edmundo destaca a importância das vacinas, especialmente contra gripe e COVID-19. Segundo ele, a questão respiratória é o ponto mais fraco da mãe, que realiza a fisioterapia respiratória diariamente.

LEIA MAIS:
 Instituto Butantan inicia desenvolvimento de vacina contra gripe aviária


A vacinação de pacientes acamados é um serviço contínuo e ocorre de acordo com o cronograma específico de cada unidade de saúde. A prefeitura de Belo Horizonte garantiu que, mesmo após o fim da campanha de vacinação contra a gripe, os acamados continuarão a ser imunizados.

O geriatra Ricardo Coutinho Nunes da Silva defende que o número de vacinados é insuficiente e poderia ser melhor, pois representa um grande risco para a saúde dos acamados. Ele ressalta a importância do cumprimento do calendário vacinal para garantir a proteção desses pacientes, que devem ser priorizados.

LEIA MAIS:
 
Estudo confirma segurança da vacina BioNTech em crianças e adolescentes


Além das vacinas contra gripe, bivalente e meningite, o médico geriatra explica que a vacina pneumocócica, que protege contra formas graves de pneumonia, pode ser solicitada gratuitamente no SUS (Sistema Único de Saúde).

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Belo Horizonte para saber o número de equipes disponibilizadas para a vacinação domiciliar este ano e aguardar resposta. A prefeitura informou que a mãe de Edmundo será vacinada na próxima semana.

LEIA MAIS: Fake news sobre vacinas disseminam temor entre as famílias