Pessoa usando bombinha de asma

Pessoa usando bombinha de asma

openpr.com/Reprodução

Um artigo publicado na revista científica Nature cardiovascular research mostrou que a asma alérgica pode estar associada ao risco de doenças cardiovasculares (DCV).

A pesquisa feita por especialistas em cardiologia, pneumologia e ciência básica do Brigham and Women's Hospital investigou evidências de que a asma alérgica e outras alergias associadas podem ser fatores de risco para DCV e como os medicamentos administrados para tratar a asma também podem influenciar o risco de DCV.
 
 
"Muitas pessoas pensam na asma como uma doença dos pulmões, mas há uma ligação importante entre a asma e as doenças cardiovasculares, tais como doenças coronárias, hipertensão e outras", explica Guo-Ping Shi, um dos autores. "Tenho estudado esta área por mais de 20 anos e as evidências que vemos de estudos clínicos, bem como de pesquisas básicas, apontam a asma alérgica como um importante fator de risco que clínicos e pacientes precisam estar cientes ao considerar o risco pessoal."

Shi e outros autores descreveram os estudos clínicos que demonstram a conexão entre a asma e doenças como doenças coronarianas, doenças da aorta, doenças arteriais periféricas, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca e outras complicações cardíacas. O estudo examinou a DCV e doenças alérgicas relacionadas, tais como rinite alérgica, dermatite atópica e alergias graves a alimentos e medicamentos.