.

Varizes podem gerar dor

Arquivo pessoal
Ao contrário do que muitos pensam, as varizes – veias dilatadas e tortuosas – também podem acometer os homens. Apesar de um dos principais fatores de risco para o surgimento desse quadro estar associados às mulheres – hormônio feminino, gravidez e/ou anticoncepcionais –, a genética e maus hábitos de vida, como ficar muito tempo sentado ou em pé, tabagismo e obesidade, podem predispor ao adoecimento dos vasos sanguíneos.

Porém, um fato preocupante entre os homens é que muitos deles, seja por medo ou vergonha, não buscam a ajuda de especialistas precocemente, o que leva a um reconhecimento tardio e já em estágio mais avançado do quadro. Além disso, de acordo com especialistas, a menor preocupação com a aparência também tem influência na criação desse tabu.

“Quantas vezes ouvimos que homem não chora, tem que ser resistente à dor e às fragilidades. Isso fica no inconsciente e entendemos que se cuidar é fragilidade. Ir ao médico é reconhecer a fragilidade de um corpo que precisa de cuidado e prevenção, e o inconsciente associa que se cuidar é fraqueza, e não inteligência.

Outro ponto é o medo, o homem tem muito mais medo de descobrir coisas negativas em comparação com as mulheres, tanto que, se a gente observa, a mulher tem mais facilidade de lidar com notícias negativas do que o homem”, explica o psicanalista Junior Silva.

Nesse cenário, todas as inseguranças, medos e conceitos inconscientes se tornam uma espécie de vilão da boa saúde do homem. Isso porque, com o passar do tempo, complicações podem aparecer em razão da piora gradativa e da sintomatologia silenciosa, como aparência ruim, inchaço, trombose, escurecimento da pele e feridas.

Apesar disso, alguns sinais podem ser observados. Entre eles, o aparecimento de veias azuladas e visíveis, agrupamento de vasos avermelhados, sensação de peso nas pernas, câimbras, inchaço e sensação de ardência.

É o caso do empresário Guilherme Uemura Bernardinho, de 35 anos. “Tenho varizes desde os 15 e só procurei o tratamento neste ano. Foram mais de 20 anos sem um tratamento. Sempre senti muito peso nas pernas e muita fadiga”, conta.

O médico vascular Gustavo Marcatto destaca que as varizes são comuns, porém, com a demora para o reconhecimento da doença, além de complicações pode haver interferência na eficácia do tratamento aplicado. “Quanto antes o especialista for procurado, melhor.”

CIRURGIA 

As varizes são diagnosticadas apenas com uma análise da pele e aparência das veias. Além de examinar a região afetada, os médicos levam em consideração algum sintoma apresentado. A partir disso, os tratamentos podem ser indicados. Inclusive, além da cirurgia convencional, com o avanço da ciência há, atualmente, o uso do laser para realizar cirurgias não invasivas, em poucas sessões e sem necessitar de pós-operatório.

“É importante destacar que as técnicas de tratamento para as varizes dos homens e das mulheres são as mesmas. Cada um com sua particularidade, mas com os mesmos princípios”, conta Gustavo Marcatto. O médico vascular destaca duas técnicas efetivas: a primeira, CLaCS (Cryo Laser & Cryo Sclerotherapy), é guiada pela realidade aumentada, identifica os vasos e utiliza a sinergia entre o laser e a escleroterapia. “É um método seguro, que evita em 85% os casos de cirurgia, eliminando as varizes e os vasinhos e que não leva à internação ou ao repouso, deixando as pernas bonitas e saudáveis no mesmo procedimento”, explica.

Guilherme Bernardinho conta que esse tratamento “era tudo do que precisava”. “O tempo de uma cirurgia convencional é grande, e o tempo de recuperação estava me impedindo de fazê-la. Esse tratamento é espetacular, sem dor e em pouquíssimo tempo. No meu caso, demorou apenas uma hora. Eu já tinha procurado alguns médicos vasculares, mas todos me indicaram cirurgia e eu bloqueava por questão de tempo. Com esse método, o resultado foi imediato, a perna desinchou na hora, foi impressionante”, relata.

O tratamento ao qual Guilherme se submeteu, segundo Gustavo Marcatto, é realizado em consultório, sem cortes e sem a necessidade de repouso. “Com o uso do laser, no mesmo procedimento é possível eliminar as varizes e os vasinhos. Logo após o tratamento, o paciente pode seguir sua rotina e realizar as atividades do dia a dia sem nenhuma restrição”, explica.
 
 A segunda técnica efetiva, segundo o especialista, é mais específica para varizes grossas e veia safena. “Antigamente, para tratá-la era preciso fazer cortes na perna e ficar mais de 30 dias de repouso. Hoje, com o Endolaser não há essa necessidade. O paciente faz o procedimento na própria clínica e volta para casa andando.”
 
 
Empresário tem varizes há anos

Empresário tem varizes há anos

Arquivo pessoal
 

''Quando realizei minha primeira consulta, descobri que tinha insuficiência em algumas veias. Como descobri de forma precoce, o susto não foi tão grande, mas já era certo que teria que realizar a cirurgia em algum momento da vida''


SAÚDE E AUTOESTIMA 

O analista de sistemas Leonardo Francisco de Oliveira, de 36, percebeu os primeiros sinais das varizes – um aumento considerável dos vasinhos – ainda aos 20 anos. “Quando realizei minha primeira consulta, descobri que tinha insuficiência em algumas veias. Como descobri de forma precoce, o susto não foi tão grande, mas já era certo que teria que realizar a cirurgia em algum momento da vida”, conta.

A causa das varizes de Leonardo Oliveira é hereditária. Não à toa, segundo ele, toda a família tem o histórico. Porém, o diagnóstico precoce foi a sua salvação. “Como fui diagnosticado bem cedo, os sintomas eram basicamente cansaço nas pernas. O que mais me afetava era a questão estética, pois tinha muitos vasinhos, que davam impressão de hematomas. Isso me incomodava.”

Ele conta que fez, então, a primeira cirurgia de forma tradicional. É uma cirurgia simples, porém requer cuidados pós-cirúrgicos. “Logo após, realizei uma série de aplicações para continuar eliminando os vasinhos, mas não senti como efetivo. O cansaço nas pernas melhorou, mas a parte estética ainda me incomodava. Neste ano, iniciei um novo tratamento, desta vez com o uso de laser. Não há como comparar, o laser é infinitamente mais vantajoso e melhor. Agora, sim, meus vasinhos estão sumindo. Permaneço em tratamento, indo para a quarta sessão”, relata.

Leonardo Oliveira conta, ainda, que hoje, tem mais noção da importância da saúde envolvida no quadro de varizes. “É um problema crônico, e, sem tratamento, pode levar a inúmeros outros problemas e colocar a saúde em risco. Vou continuar me cuidando sempre. E deixo um alerta, principalmente aos homens, para que se cuidem, pois é uma questão muito séria. E, mesmo esteticamente, os benefícios são muito bons e o tratamento colabora muito para a autoestima.”

* Estagiária sob a supervisão da editora Teresa Caram

Medidas preventivas

Por se tratar de uma doença principalmente genética, as varizes são muito difíceis de ser evitadas. 
Porém, é possível melhorar a qualidade de vida e diminuir o incômodo. Confira:

» Tratamento precoce
» Evitar o uso de hormônios
» Evitar permanecer longos períodos em pé ou sentado sem movimento
» Manter uma boa hidratação, hábitos alimentares saudáveis e praticar atividades físicas
» Evitar o consumo de cigarros
» Fazer uso de meias elásticas, quando indicadas

Fonte: Gustavo Marcatto, médico vascular