
Ingredientes:
Para o creme
- 700 ml de leite
- 400 g de milho verde lavado (quantidade relativa somente aos grãos, retirados da espiga)
- 1 caixa de creme de leite
- 2 colheres (sopa) de farofa de farinha de trigo (ver comofazer abaixo)
- Cheiro-verde a gosto
- Queijo tipo catupiry para finalizar
- Sal a gosto
Para a farofa
- Meia colher (sopa) demanteiga
- 1 cebola picada
- 1 colher (chá) de sal
- 500 g de farinha de trigo
Para o molho
- 500 g de carne seca desfiada
- 500 ml de molho de tomate
Da roça:
- Verduras frescas, ovos caipiras, queijos, quitandas e defumados. Tudo isso e muito mais é oferecido na loja Coisas da Terra. São produtos do Internato Rural de Teófilo Otoni. Vale a pena uma visita.
- Contato:(31) 3521-1619.
Modo de Preparo:
Para a farofa, aquecer a manteiga, refogar a cebola e pôr a farinha de trigo e o sal, mexendo e deixando torrar. Guardar a mistura em uma vasilha, na geladeira, e usar sempre que for fazer o creme de milho ou receitas de molho branco. Bater o milho no liquidificador com água suficiente para cobrir os grãos e 500 ml de leite. Coar e levar o caldo ao fogo. Bater, no liquidificador, duas colheres da farofa de farinha de trigo com o copo de leite.
Pôr no caldo assim que levantar fervura. Pôr sal, se necessário. Mexer até engrossar. Retirar do fogo e acrescentar o creme de leite. Aquecer o molho de tomate junto com a carne desfiada. Para servir, montar, em cumbucas, uma porção do creme de milho, um pouco de molho por cima, uma colher (sopa) de catupiry e cheiro-verde.
Surpresas temperadas

Cozinheira de mão cheia, ela aplica, no fogão, sua rica bagagem de quase três décadas na gastronomia. "Trabalhei 13 anos em um bufê, em Belo Horizonte, e em outros 14 em Governador Valadares. Deu para aprender." Somados a essas experiências, estão cursos como o de cozinha francesa, feito por ela na capital. Com o imóvel dado pelo pai, Marinalva resolveu voltar para suas raízes e montar um negócio na terra natal.
Além do arroz com feijão, que não falta nas refeições preparadas diariamente, a mineira lança mão da criatividade em porções e caldos. Um deles é o de milho verde com carne seca, uma joia garimpada na cidade. Seja no frio ou no calor, a iguaria merece e deve ser apreciada.
