
Ingredientes:
Para o quibe:
- 1 kg de trigo para quibe
- 800 g de carne bovina (patinho), moída duas vezes
- 1 cebola branca média picada
- 1 ml olho de hortelã
- Pimenta-de-cheiro a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
- Sal a gosto
- 1 pitada de canela
- 50 ml de azeite
- Margarina (para untar o tabuleiro)
Para o recheio:
- 400 g de qualquer carne bovina moída
- 1 cebola grande
- 200 g de azeitona
- Tempero a gosto
- Para o arroz com lentilha
- 1 copo (tipo americano) de arroz
- 1 copo (americano) de lentilha
- 2 cebolas médias picadas
- Sal a gosto
Inovação:
- Os bombons de licor e as trufas são estrelas, mas a grande aposta desta Páscoa é o meio ovo de chocolate recheado com damasco. A ousadia fica por conta de uma garrafa de chocolate recheada com rolhas de creme de avelã. Todas delícias da Doce Cacau. Contato:(31) 3287-6120.
Modo de Preparo:
Cozinhar a lentilha em meio litro de água. Em outra panela, fritar as cebolas picadas no óleo, até ficarem douradas, quase avermelhadas. Pôr nessa panela o arroz e sal a gosto. Acrescentar ao arroz a lentilha com a água do cozimento. Deixar secar a água. Reservar. Para o quibe, refogar todos os ingredientes do recheio e reservar. Lavar o trigo e deixar 15 minutos de molho. Espremer o trigo molhado e moer com a cebola picada, a hortelã e a pimenta-de-cheiro em um moedor de carne.
Juntar o patinho moído a essa massa e moer mais uma vez. Temperar com sal, pimenta-do-reino e a pitada de canela. Sovar bem. Untar um tabuleiro médio com margarina. Pôr metade da massa, o recheio e cobrir com a outra metade da massa. Quadricular com uma faca, regar com azeite e levar por 30 minutos ao forno pré-aquecido. Servir com arroz.
Tradição Libanesa

Muito da inspiração vem do Mercado Central, ali pertinho, onde a cozinheira se abastece de especiarias. Em meio a uma boa prosa, Bete ensina a preparar o quibe de bandeja, uma receita da mãe, e não deixa de comentar que algumas pessoas têm mania de pôr alho no quibe. "Alho, nunca!" O arroz com lentilhas, também receita da família, é um bom acompanhamento, como atesta a experiência de 40 anos da anfitriã.
Entre as delícias herdadas estão ainda esfirras e charutos de repolho. Os animados descendentes de libaneses, quando se reúnem, não deixam de devorar pelo menos 200 charutos. É um costume. Com os ensinamentos e a boa companhia de Bete, mãos à obra nesta breve viagem ao Oriente Médio.