
Ingredientes:
- 2 kg de coco de buriti ou 1 kg da polpa do buriti
- 1 litro de água
- 1 kg de açúcar cristal
- Açúcar refinado para finalizar
Bordados:
- O ponto-cruz e o crochê são especialidades das 25 integrantes de um grupo de Arinos ligado ao Centro Público de Promoção do Trabalho.
- As peças (caprichosas toalhas de mesa entre os destaques) são expostas em feiras da cidade.
- Contato:(38) 3635-1924.
Modo de Preparo:
Caso seja usado o coco do buriti, deixá-lo em um saco plástico fechado, por três dias, para amolecer. Retirar a casca e separar a polpa. Passá-la em uma peneira e levar ao fogo com os demais ingredientes, mexendo. Quando começar a desgrudar da panela, desligar o fogo e despejar em um tabuleiro salpicado com uma camada de açúcar refinado. Deixar esfriar e cortar em pedaços do tamanho desejado.
Palmeira das mil e uma utilidades

Uma delas é o doce de buriti, uma das fontes de renda de cozinheiras da região, que aproveitam com maestria os frutos que a terra dá. Difundir esse conhecimento é a meta do trabalho feito por Maria de Siqueira, diretora de uma escola do distrito de Sagarana, em Arinos. Além do buriti, outros frutos do cerrado, como o catulé e o baru, vêm sendo apresentados nas aulas. "Queremos que os alunos tenham a capacidade de desenvolver sua renda a partir de produtos abundantes da região.
É um projeto de empreendedorismo", conta. O trabalho parece estar dando certo. Há na cidade uma boa diversidade de artigos feitos a partir do buriti, como sorvetes, caixinhas, além do inigualável doce. Uma maravilha que, com certeza, vale a pena ser testada.
