
Ingredientes:
- 1 frango caipira picado
- 1 kg de quiabo picadinho
- Tempero a gosto
- Óleo
- 3 dentes de alho picados
- Meia cebola picada
- 1 concha de óleo
- Cheiro-verde a gosto
- Sal a gosto
- Gelado:
- Aberta em 1994, a Sorveteria Sol e Neve, com sede em Leopoldina, já alcançou mercado além das divisas do estado. A marca já tem mais de 30 lojas espalhadas pela região e pelo Rio de Janeiro e EspíritoSanto. Só experimentando uma de suas delícias geladas para entender a razão de tanto sucesso.
Modo de Preparo:
Levar o frango ao fogo com óleo suficiente para cobrir. Depois de frito, retirar a carne e a gordura da panela. Pôr um copo (americano) de água na panela e voltar ao fogo. Quando começar a ferver, despejar esta água no frango em outro recipiente. Em um panela grande, refogar, em uma concha de óleo, a cebola e o alho. Quando começar a dourar, pôr o quiabo e mexer. Quando o quiabo parar de babar, pôr os pedaços de frango, o sal e cobrir com água.
Deixar 30 minutos no fogo com a panela tapada. Salpicar cheiro-verde antes de servir.
.
Mineirissíma cozinha de tiradentes
E não adianta falar que a o prato já está batido, porque já se sabe que a cozinha é terreno de possibilidades inesgotáveis, onde cada um guarda o seu próprio segredinho. Veja dona Ineida Fernandes Esteves de Souza, do distrito de Glória, em Cataguases. O frango com quiabo da experiente cozinheira tem toda uma ciência em seu preparo e cada detalhe faz diferença. Para tirar a baba do quiabo, por exemplo, ela ensina que a hortaliça deve ser despejada em óleo quente para que frite até ficar sequinho.
O quiabo, aliás, deve ser bem picadinho. Não vale ter pressa. Outro segredo de Ineida é usar temperos caseiros, cheiro-verde e quiabos colhidos na horta e não dispensar o fogão a lenha. "Não sei o porquê, mas o sabor é diferente. Faço questão de acender o fogão todos os dias.". E é à beira do fogão que o papo desenrola e o apetite é saciado.
