
Ingredientes:
- 4 patas de boi
- 2 rapaduras
- 2 litros de leite
- 12 ovos
- Recriada:
- Quem é brasileiro sabea receita de caipirinha na ponta da língua. Ainda assim, na Pizzaria Dona Redonda, em Montes Claros, o modo de preparo da bebida ganhou toque regional. Em vez de açúcar, é a rapadura que adoça o drinque.
- Contato:(38) 3221-3957
Modo de Preparo:
Na panela de pressão, cozinhar as patas de boi, com água até cobrir, por uma hora depois de levantar pressão. Remover o osso e bater o restante (com a água do cozimento) no liquidificador com o leite. Coar e levar ao fogo com a rapadura picada, por 40 minutos. Bater os ovos no liquidificador. Pôr em uma vasilha e despejar o leite com a rapadura e o mocotó ainda quentes. Misturar e levar de volta ao fogo.
Quando a mistura começar a engrossar, tirar uma colherada e pôr em um recipiente de alumínio, até esfriar. Se a porção estiver desgrudando dos dedos é porque está no ponto. Retirar do fogo e, ainda quente, despejar em formas de alumínio no formato desejado. Desenformar e servir frio.
Doce terra da carne de sol

Em Montes Claros não seria diferente. Basta uma ida à sede da Emater da cidade para conhecer os projetos que beneficiam muita gente no interior, além de preservar e resgatar tradições. Na comunidade rural de Santa Bárbara, uma cozinha comunitária é fonte de renda para várias mulheres e leva aos apreciadores da boa mesa receitas que atravessam gerações. É o caso da geleia de mocotó apresentada por Cleonice Perpétua Araújo, uma das integrantes do projeto.
A iguaria é uma tradição herdada da mãe, que sustentou a família com a receita. Antes de ajudar a preparar as quitandas da cozinha comunitária, Cleonice trabalhava em agricultura de pequena escala, em conjunto com os moradores da comunidade e lutando pelos direitos do povo do campo. "Sempre quis lutar pela pessoas, principalmente das mulheres." Ensinamento que a gente tem gosto e prazer de ouvir.
