(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RODA DE CONVERSA

Ministra Anielle Franco se reúne com quilombolas em BH

Encontro aconteceu na Região Leste da capital mineira e faz parte do FAN-BH, que acontece entre os dias 23 e 29 de outubro


24/10/2023 11:00
440

Anielle com quilombolas em BH
Anielle com quilombolas em BH (foto: Leandro Couri/EM/DA Press)

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, participou nesta terça-feira (24/10), em Belo Horizonte, de uma roda de conversa com seis quilombolas. O encontro faz parte da 12ª Edição do Festival de Arte Negra (FAN-BH) e foi realizado no Quilombola Souza, no bairro Santa Tereza, na Região Leste da capital mineira.

"Eu vim aqui para ouvir. Quando a gente chega na casa das pessoas a gente escula elas primeiro, anota as reivindicações e leva adiante. A gente chega no ministério com R$ 4 milhões (orçamento anual) para cuidar de 57% da população", declarou.

Líderes dos seis quilombolas presentes – carolinos, mangueiras, luizes, manzos, matias e souzas – falaram durante o encontro. Makota Kidoiale, liderança do Quilombo Manzo, destacou a importância do encontro, fez reivindicações políticas e ressaltou os direitos dos seus pares.

"Para a gente, quilombola é só quilombo, não tem isso de rural ou urbano. A questão geográfica é o estado que coloca. Não fomos nós que viemos para a cidade, foi a cidade que veio até nós", afirmou Kidoiale. 
O encontro também contou com a participação de parlamentares, como a deputada estadual Bella Gonçalves (Psol) e a vereadora Iza Lourença (Psol).

Na parte da noite, a Anielle Franco também participa de uma roda de conversa do FAN-BH, com o tema "Futuros Desejáveis, Caminhos Possíveis: reflexões sobre cultura preta, tecnologias ancestrais, cidadania e reparação histórica". O evento acontece no Teatro Francisco Nunes, dentro do Parque Municipal, no Centro da capital.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)