(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas POLÍTICA

Quem é o ministro que votou a favor de Bolsonaro no TSE

Em 2022, o ministro se tornou um dos assuntos mais comentados do país após proibir manifestações políticas no festival Lollapalloza


29/06/2023 14:35
440

Raul Araújo
Raul Araújo (foto: Sergio Lima / AFP)
O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Raul Araújo foi o primeiro da Corte que votou contra a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ao divergir do relator da ação, o ministro Benedito Gonçalves. O voto foi proferido na terceira sessão do caso, nesta quinta-feira (29/6). 
 
Aliados de Bolsonaro tinham a expectativa de que o ministro pedisse vista no julgamento que pode tornar o ex-presidente inelegível por oito anos por abuso de poder político e econômico. Contudo, o magistrado apresentou o voto pela absolvição de Bolsonaro e rejeitou a inclusão da minuta golpista.
 
 
Raul Araújo é ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) desde 2010, quando Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estava à frente do Executivo pela segunda vez. Ele assumiu a vaga do desembargador Paulo Gallotti, que se aposentou na época. O magistrado é desembargador e construiu carreira em Fortaleza, no Ceará.
 
Em 2022, o ministro se tornou um dos assuntos mais comentados do país após proibir manifestações políticas no festival Lollapalloza. A decisão atendeu a um pedido do PL ao TSE contra as manifestações políticas das artistas Pablo Vittar e Marina Sena. Com repercussão negativa, o magistrado revogou a liminar, após homologar o pedido de desistência da ação que havia sido apresentado pelo partido.
 
 
"Ressalto que a decisão anterior foi tomada com base na compreensão de que a organização do evento promovia propaganda política ostensiva estimulando os artistas — e não os artistas, individualmente, os quais têm garantida, pela Constituição Federal, a ampla liberdade de expressão", disse Araújo, no ano passado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)