Jornal Estado de Minas

51% DOS BRASILEIROS

Ipec: maioria não vê culpa de Bolsonaro em atos golpistas

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não é visto como culpado pelos atos antidemocráticos - que levaram a depredação às sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro - para 51% dos brasileiros. É o que aponta nova pesquisa do Ipec, divulgada neste domingo (19/3).





De acordo com o levantamento, 19% dos entrevistados defendem que o ex-presidente seja preso pelos atos antidemocráticos.

Jair Bolsonaro foi incluído no inquérito de investigação dos atos golpistas. A medida foi solicitada pela Procuradoria-Geral da República ainda em janeiro, e acatada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Bolsonaro é suspeito de instigar a invasão do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e STF. 

Em declarações públicas, o ex-presidente alegou que seus apoiadores não participaram da depredação às sedes dos Três Poderes.
 
O público que mais isenta Bolsonaro da responsabilidade pelos atos são os evangélicos: 66% não acreditam na culpa do ex-presidente. 




 
A pesquisa também aponta uma correlação entre a desaprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e aqueles que consideram Bolsonaro culpado pelos atos antidemocráticos. 
 

Para 91% dos entrevistados que classificaram o governo Lula como 'ruim' ou 'péssimo', Bolsonaro não teve envolvimento com os atos. 

Inelegível

A pesquisa também aponta que 22% dos brasileiros acreditam que Bolsonaro deve ser julgado e perder o direito de disputar as próximas eleições. Recentemente, o próprio ex-presidente assumiu a possibilidade de ficar inelegível.
 

A pesquisa 

A pesquisa do Ipec foi divulgada pelo jornal O Globo. O levantamento foi feito entre os dias 2 e 6 de março e contou com 2 mil entrevistados de 16 anos ou mais de todo o país. A margem de erro máxima estimada é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, para um nível de confiança de 95%.