(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TCE

Decisão livra secretário do governo Lula de acusação de superfaturamento

Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco decidiu mudar entendimento de superfaturamento para sobrepreço


18/02/2023 13:45 - atualizado 18/02/2023 13:53

Arena de Futebol em pernambuco
Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (foto: Chico Andrade/Secretaria de Turismo de Pernambuco)
A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco acatou, por unanimidade, um recurso do ex-deputado federal Milton Coelho (PSB-PE) e modificou a decisão que tinha responsabilizado o atual secretário de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo do governo Lula (PT) por um suposto superfaturamento de R$ 81,3 milhões nas obras de construção da Arena de Pernambuco, no Grande Recife.

 

Além de Milton Coelho, o ex-gerente da Unidade Operacional de Coordenação de Parcerias Público-Privadas Silvio Roberto Caldas Bompastor também foi responsabilizado pelo TCE-PE, conforme acórdão publicado em dezembro. O recurso dele ainda será julgado pelo tribunal.

 

Na sessão do dia 9, o relator do caso, conselheiro Dirceu Rodolfo, voltou atrás de pontos elencados no voto inicial e atendeu a pedidos da defesa de Milton Coelho.

 

"Não está cabalmente demonstrado, daí a obscuridade no meu voto, nesse ponto fui bastante obscuro, em que medida a ação dele causou o superfaturamento. Quando ele chega a assumir a secretaria, [antes] ele era vice-prefeito, não contribui para a modelagem do negócio, para a licitação, para a precificação e o contrato, que foi exatamente o que causou o sobrepreço, ele não contribuiu", disse Dirceu.

 

 

 

 

"Ele já pega a coisa sendo executada, e num momento premente, porque logo depois tinha a Copa das Confederações", acrescentou o conselheiro, fazendo menção ao evento-teste para a Copa do Mundo realizado em 2013 e que teve Pernambuco como uma das sedes.

Inicialmente, o TCE-PE responsabilizou Milton Coelho "por ter concorrido, culposamente, para o superfaturamento de R$ 81.306.446,60 (data-base maio de 2009) na obra de construção da Arena".

 

O conselheiro Dirceu Rodolfo também mudou de entendimento quanto ao apontamento inicial de que teria havido superfaturamento na obra. Para ele, o que ocorreu foi um sobrepreço.

 

 

 

 

"Superfaturamento é quando há um dano ao erário, um dano cabal quantificado a um superfaturamento. Sobrepreço é quando tem, na avença, um preço a maior, mas que não refletiu ainda num dano ao erário. Não poderia jamais falar em superfaturamento, foi mais uma falha do voto."

 

Ainda conforme o relator, uma auditoria está em andamento no TCE-PE e poderá chegar à conclusão, posteriormente, se houve ou não superfaturamento.

 

Localizado em São Lourenço da Mata, o estádio foi uma das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Atualmente, recebe jogos esporádicos dos três principais clubes de futebol de Pernambuco. Em 2016, o Governo de Pernambuco rompeu a parceria com a construtora Odebrecht para a concessão da arena.

 

Milton Coelho é auditor concursado do próprio Tribunal de Contas do Estado. O ex-parlamentar não conseguiu se reeleger em 2022. Atualmente, ocupa uma secretaria no Ministério da Indústria e Comércio, chefiado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, do mesmo partido.

 

O recurso de Silvio Bompastor deverá ser julgado ainda em fevereiro pelo TCE-PE. Em dezembro, após ser procurado pela Folha de S.Paulo, ele disse que não iria se manifestar sobre o assunto.

 

A reportagem procurou Milton Coelho. O ex-deputado disse que se manifestará apenas após a votação pendente.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)