(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2022

Prefeitos de Itaúna e Francisco Sá não conseguiram virar a eleição

Como mostrou reportagem do Estado de Minas, eles foram atuantes no segundo turno, mas seus candidatos perderam nas cidades que administram


31/10/2022 11:56 - atualizado 31/10/2022 12:14

Urna
Novo tipo de urna eletrônica usada nas eleições de 2022 (foto: Antonio Augusto/TSE)
Uma das marcas desta eleição presidencial foi a atuação dos prefeitos mineiros como cabos eleitorais. Como mostrou reportagem do Estado de Minas em 23 de outubro, muitos chefes de executivos municipais tomaram a linha de frente na busca de votos para os candidatos. No entanto, em pelo menos duas cidades - Francisco Sá, no Norte de Minas, e Itaúna, no Centro-Oeste - esse apoio não resultou em mais votos no segundo turno 
 
Em Francisco Sá, cidade que deu 71% dos votos a Lula no primeiro turno, o prefeito Mário Oswaldo Casasanta (Avante) chegou a fazer um vídeo pedindo aos eleitores que votassem no candidato do PL, mas o resultado no segundo turno ficou mais elástico: Lula venceu com 72,72% dos votos válidos. 
 
Em Itaúna, Bolsonaro teve 58,50% dos votos no primeiro turno, contra 32,48% de Lula. O prefeito Neider Moreira (PSD), apoiador de Lula, tentou virar o jogo ou pelo menos diminuir a diferença no segundo turno, mas também não obteve sucesso. Nas urnas de Itaúna, Bolsonaro ganhou com 66,44% dos votos válidos, contra 33,56% de Lula.
 
No segundo turno, o governador Romeu Zema (Novo) se aliou ao presidente Jair Bolsonaro e percorreu o estado conversando com prefeitos para tentar virar a eleição em Minas. A crença do governador era de que esses chefes municipais poderiam fazer a diferença a favor do candidato do PL. 

Entrevistado pelo EM há duas semanas, o senador Alexandre Silveira (PSD) duvidou da eficácia dessa tática de Zema e apostou que dificilmente os prefeitos conseguiriam mudar o resultado. “Os prefeitos sabem que as eleições municipais estão logo aí à frente. Sabem, também, que o presidente ganhou em mais de 600 municípios mineiros. Dificilmente esses prefeitos vão querer travar uma batalha com seus eleitores, que deram uma larga vantagem a Lula na maioria desses municípios”, afirmou Silveira na ocasião.  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)