Jornal Estado de Minas

ELEIÇÕES 2022

Bonner dá sermão em Padre Kelmon: 'Decidiu instituir nova regra no debate'

O jornalista William Bonner, mediador do debate dos presidenciáveis na TV Globo, nesta quinta-feira (29/9), chamou por várias vezes a atenção do candidato Padre Kelmon (PTB) pelas sucessivas interrupções nas falas dos outros participantes. O petebista atropelou principalmente as respostas de Soraya Thronicke (União Brasil) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).





“Vou pedir a interrupção do debate. Candidato Kelmon, não consigo entender, já falei algumas vezes, o senhor compreendeu que há regras no debate e que basta cumpri-las. Quando o seu adversário está falando, é só aguardar. É assim que funciona. Em respeito ao público, candidato”, afirmou Bonner.

Lula também se irritou com o comportamento de Kelmon e disse que “candidato laranja não tem respeito por regras”. O autointitulado padre assumiu a liderança da candidatura do PTB após o Tribunal Superior Eleitoral impedir Roberto Jefferson (PTB) de concorrer por ter sido condenado pela Justiça.
 
Após nova interrupção de Kelmon, Bonner endureceu o tom. “O senhor realmente decidiu instituir uma nova regra neste debate. O senhor poderia olhar para mim, respeitosamente? Eu pedi ao senhor diversas vezes. Vou pedir apenas que o senhor aguarde a conclusão da fala do seu oponente e retorne ao seu lugar. Como fizeram todos os demais”.




 
Leia: Datafolha: 52% dizem não votar em Bolsonaro e 39% em Lula  

Último debate

Com participação de Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe d'Avila (Novo) e Padre Kelmon (PTB), o debate na TV Globo é o último antes do primeiro turno das eleições presidenciais.  
 
Leia: Pesquisa Datafolha: Lula tem 50% dos votos válidos; Bolsonaro tem 36%  

O primeiro debate entre os presidenciáveis ocorreu em 28 de agosto e foi realizado pelo pool formado por Grupo Bandeirantes de Comunicação, TV Cultura, jornal Folha de S.Paulo e portal Uol. Participaram Lula, Bolsonaro, Ciro, Tebet, Soraia e Felipe d'Avila. 
 
Leia: Bolsonaro para Padre Kelmon: 'PT não tem preocupação com os mais humildes' 

Posteriormente, em 24 de agosto, foi realizado o debate do SBT em um pool de veículos de mídia formado pela CNN Brasil, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal de notícias Terra e a Rádio Nova Brasil FM. O ex-presidente Lula não compareceu. 
 
Leia: Lula a Ciro no debate da Globo: 'Tô achando você nervoso' 

Foram quatro blocos com duração total de cerca de duas horas. Em dois, os candidatos escolheram para qual adversário perguntar, com direito a réplica e tréplica. Nos outros dois, eles responderam perguntas dos jornalistas dos veículos que compuseram o pool. 





As eleições deste ano acontecem em 2 de outubro. Caso necessário, o segundo turno ocorrerá no dia 30 do mesmo mês.
 

O "Beabá da Política"

série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTokInstagramKwai YouTube.