(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

Agostinho Patrus tem 'caminho livre' para se tornar conselheiro do TCE-MG

Deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, será candidato único à vaga no Tribunal de Contas do Estado


30/06/2022 18:44 - atualizado 30/06/2022 19:10

Agostinho Patrus
Agostinho Patrus participou de um evento de parceria da Rede com o PSD nas eleições para o Governo de Minas (foto: Jair Amaral/EM/DA Press)
O deputado estadual Agostinho Patrus (PSD), presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), será candidato único para assumir uma cadeira no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG). Os outros postulantes desistiram após o anúncio da intenção do parlamentar em disputar a cadeira na Corte, em 10 de junho.


Celise anunciou a desistência nesta quinta-feira (30/6), data-limite para que um parlamentar anunciasse a intenção em pleitear a cadeira no TCE-MG. A vaga é a do conselheiro Sebastião Helvecio, que se aposentou em dezembro de 2021.

Agostinho, TCE e Assembleia


Agora, uma Comissão Especial será formada na Assembleia para análise da indicação do candidato Agostinho Patrus. O nome do presidente é bem-visto, a ponto de o requerimento que formaliza a candidatura contar com a assinatura de 68 dos 77 deputados estaduais - eram necessárias 16.

A expectativa na Assembleia é de que o nome de Agostinho passe pela comissão e chegue ao plenário principal, para apreciação geral, até o início do recesso parlamentar em 18 de julho (segunda-feira). A votação será realizada em turno único.

Caso tenha a provável aprovação, Agostinho tomará posse como novo conselheiro do TCE-MG até o fim de novembro deste ano. Enquanto isso, seguirá como deputado estadual e presidente da Assembleia.

Após a saída dele, será necessária uma eleição para presidente da Assembleia de dezembro de 2022 a janeiro de 2023. Em fevereiro, já com a nova formatação do Parlamento Mineiro após as eleições de 2022, em outubro, ocorre a tradicional eleição para a nova legislatura.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)