Jornal Estado de Minas

ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro: 'Descumprir ordem do STF não é uma afronta'


O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta quarta-feira (8/6), que pode descumprir decisões do Supremo Tribunal Federal (STF). Para o presidente, isso “não é uma afronta”.


Em visita ao Rio de Janeiro, Bolsonaro criticou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou o deputado bolsonarista Fernando Francischini (União Brasil). O ex-parlamentar é acusado de divulgar fake news sobre as eleições de 2018. 





Ontem, a Segunda Turma do STF derrubou uma liminar de Kassio Nunes Marques que anulava a perda do mandato de Francischini.
 
LEIA TAMBÉM: Bolsonaro sobre Francischini: 'O que ele falou na live também falei'

Bolsonaro também repetiu as críticas que fez ao presidente do TSE, Luiz Edson Fachin, por ele ter se reunido com embaixadores para discutir a segurança das eleições.

“Decisão do Supremo se cumpre, não se questiona? Eu sou o capitão. O que eu faço? Não vou cumprir. Isso não é afronta. Nunca vi o Alexandre de Moraes comprar pão. Vivem perseguindo, prendendo deputado federal. Cassando mandato de deputado. O atual presidente do TSE foi o que tirou o Lula na cadeia. Fachin se reuniu com embaixadores. O que ele fez? Me acusou. Pediu pra reconhecer o resultado. Só faltou dizer algo, que o eleito será Lula. Todos queremos eleições limpas e transparentes”, afirmou.



Bolsonaro vem insistindo em ataques contra os ministros do STF e vem dizendo que as eleições podem ser fraudadas. Ontem, ele disse que Alexandre de Moraes não cumpriu um acordo com ele depois da publicação da carta que pacificou a crise entre os três poderes.

LEIA TAMBÉM:Temer desmente Bolsonaro sobre acordo com Moraes no 7 de setembro