(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CADEIRA NO SENADO

Silveira assume mandato de Anastasia, que vira ministro do TCU hoje

Presidente do PSD de Minas Gerais faz discurso de posse defendendo combate à inflação e desemprego


03/02/2022 04:00 - atualizado 03/02/2022 07:22

Silveira prometeu trabalhar contra inflação
Silveira prometeu trabalhar contra inflação, desemprego, fome e miséria (foto: GERALDO MAGELA/AGÊNCIA SENADO)
O presidente do Partido Social Democrático (PSD) em Minas Gerais, Alexandre Silveira, é, oficialmente, senador da República. Ele tomou posse ontem, na vaga de Antonio Anastasia (PSD), que renunciou para assumir o posto de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e também fez discurso de despedida. A formalização da substituição ocorreu durante a primeira sessão de 2022 do Senado. Silveira assume o cargo em meio a debates sobre ser – ou não – o líder do governo de Jair Bolsonaro (PL) no Senado. Neste momento, segundo apurou o Estado de Minas, a tendência é que ele recuse o convite.

Ele foi formalmente convidado a substituir Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) e, em janeiro, afirmou que não poderia tratar do tema até tomar posse no Congresso Nacional. O presidente chegou a confirmar que Silveira seria seu líder, mas a situação ainda não está resolvida. Ao discursar para os colegas, Silveira pregou a união de todos os senadores – aliados a Bolsonaro, opositores e independentes – para a luta contra problemas socioeconômicos. "Nosso Brasil adoeceu e empobreceu. É uma realidade que não podemos aceitar. Fome, miséria e dor não têm partido. Não é verde, vermelho ou amarelo", disse.

Servidor público de carreira como delegado de Polícia Civil e ex-deputado federal, o pessedista prometeu lutar por uma sociedade "unida, justa, sólida e fraterna". "A verdadeira prioridade salta aos olhos: me juntar aos meus pares nesta Casa na busca de soluções para os graves problemas – principalmente econômicos e sociais – que vivemos no Brasil e acarreta a assustadora volta da inflação, do desemprego, da fome e da miséria, que já assola a nossa gente".

Anastasia
Anastasia diz que deixa Senado com 'sentimento de dever realizado' (foto: GERALDO MAGELA/AGÊNCIA SENADO)

Pedindo "ousadia e coragem", Silveira teceu críticas indiretas à política econômica do governo, tocada pelo ministro Paulo Guedes. "Há mais de dois anos ouço falar na tal recuperação em V, na estabilidade do dólar e do equilíbrio fiscal como fonte geradora de justiça social. Onde está o resultado desse discurso? Não dá mais para esperar", pontuou.

As primeiras falas de Silveira foram marcadas por críticas à polarização política e por defesa à "convergência" e à "moderação". Ele se colocou à disposição para auxiliar o Palácio do Planalto, mas descartou ter “alinhamento com os erros” ou tecer "críticas aos acertos".

"Este apoio [ao governo] não significa submissão ideológica nem assunção a qualquer cargo. Pelo contrário: significará muitas vezes apontar o que considero errado em relação à pauta econômica, ambiental e social. Não sem valorizar o que está dando certo no agronegócio, na infraestrutura e no desenvolvimento regional", pontuou.

O evento foi prestigiado por ministros do governo federal, como Flávia Arruda, da Secretaria de Governo, e Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional. De Minas Gerais, viajaram, a fim de prestigiar a posse, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), e o presidente da Assembleia Legislativa, Agostinho Patrus (PV). O presidente nacional pessedista, Gilberto Kassab, também marcou presença.

“POSITIVO E FELIZ” 


Antes de Alexandre Silveira ser empossado por Pacheco, Anastasia fez o último discurso como senador, cargo que ocupou por sete anos. Ele afirmou encerrar o ciclo como parlamentar "de modo positivo e feliz", "com a cabeça erguida" e com "sentimento de dever realizado". A posse dele na corte de Contas será hoje. O agora ex-senador valorizou os anos na Casa, do qual chegou a ser vice-presidente, e prometeu levar ao TCU a experiência adquirida como parlamentar.

"Aprendi à exaustão o que significam na prática a democracia, a tolerância, o entendimento e o esforço parlamentar para encontrar soluções a questões extremamente intrincadas. Esse exercício foi, é e sempre será, para os senadores, coletivo", observou.

 Meus colegas me permitiram ser relator de mais de 350 projetos de lei ao longo de sete anos. Tive a oportunidade de relatar projetos de altíssima complexidade, sabemos – e a história assim mostra. Esses projetos, alguns deles históricos, me permitiram sempre o aperfeiçoamento do trabalho e dedicação ímpar à democracia, no cumprimento rigoroso da Constituição", pontuou ele.

Anastasia se disse tranquilo por abandonar o Senado um ano antes do previsto por causa da capacidade política de Silveira. "No momento em que a caneta vai assinar [a renúncia], você titubeia. É natural. Você tem que ter a tranquilidade de saber quem está deixando e quem está ao seu lado", revelou, para pouco depois elogiar o correligionário: "Alexandre é um dos líderes políticos jovens, mas de mais energia que conheço".
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)