(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DE PARTIDO NOVO

Bolsonaro se filia ao PL e não confirma candidatura à reeleição em 2022

O presidente se filiou ao PL na manhã desta terça-feira (30/11) afirmando que "não estamos aqui lançando ninguém"


30/11/2021 11:08 - atualizado 30/11/2021 12:33

-->-->-->-->

Presidente Jair Bolsonaro se filiou ao PL na manhã desta terça-feira (30/11)
Presidente Jair Bolsonaro se filiou ao PL na manhã desta terça-feira (30/11) (foto: Evaristo Sá?AFP)


Pouco mais de  dois anos após deixar o PSL e frustrado o plano de criar o próprio partido, o presidente Jair Bolsonaro se filiou na manhã desta terça-feira (30/11) ao PL>

O Partido Liberal é o mesmo partido que abrigou o vice-presidente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o empresário José Alencar, morto em março de 2011.

Antes de discursar, para uma plateia em sua maioria sem máscaras, Bolsonaro pediu ao deputado federal e pastor evangélico Marco Feliciano que fizesse uma oração. Na sequência, disse logo no início de seu discurso: “Não estamos aqui lançando ninguém”, em alusão à candidatura dele à reeleição no ano que vem.

 

Entretanto, Bolsonaro emendou: “É um passaporte (a filiação hoje) para pleitear algo lá frente”. Hoje, nos bastidores da política, cogita-se a hipótese de Bolsonaro não disputar a reeleição em função da popularidade de seu governo, que está despencando, e chegou a níveis críticos, com menos de 20% dos entrevistados avaliando a atual administração como ótima e excelente.

 

O discurso de Bolsonaro, sem citar nomes de adversários, contou com frases de confronto com Lula, seu virtual e principal oponente no ano que vem. “Tiramos a esquerda. Quem anda pelo Brasil sabe que as cores verde e amarelo estão predominando, e não a bandeira vermelha”, afirmou.

Histórico

A filiação, originalmente, estava marcada para o dia 22 de novembro, mas foi adiada após desentendimentos entre Bolsonaro e o presidente do PL. Isso porque o presidente exigiu que a sigla desembarcasse do apoio prometido à candidatura do vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), ao Palácio dos Bandeirantes, condição atendida por Valdemar Costa Neto.

De acordo com Bolsonaro, o PL ainda se comprometeu a não firmar alianças formais com partidos de esquerda nas eleições de 2022.

A filiação de Bolsonaro ao PL vem após o fracasso do presidente em criar um partido para chamar de seu, o Aliança pelo Brasil. Sem conseguir as assinaturas necessárias, o chefe do Executivo tentou levar legendas como o Patriota e o PRTB de "porteira fechada", mas também não conseguiu.

Foi justamente a exigência por um controle maior da atividade partidária que culminou no desentendimento público entre Bolsonaro e a sigla pela qual conquistou o comando do País, o PSL.

O presidente também negociou com o Progressistas e chegou a receber convite para entrar no PTB.

Em 2018, Bolsonaro fez uma campanha marcada por críticas ao Centrão. À época, disse que o então candidato Geraldo Alckmin, que tinha o PL na aliança, teria se associado ao pior da política.

Hoje, o Centrão está no coração do governo: Bolsonaro entregou a Casa Civil, o principal ministério da Esplanada, para Ciro Nogueira, então presidente do Progressistas, legenda que é expoente do bloco.

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)