Jornal Estado de Minas

CPI DA COVID

Relatório da CPI da COVID pede banimento de Bolsonaro das redes sociais

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) incluiu no relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID, instalada pelo Senado, um adendo quanto aos indiciamentos de Jair Bolsonaro (sem partido), presidente da República.





Acompanhe, ao vivo, a sessão da CPI da COVID

O relator agora pede também que o governante seja banido das redes sociais.

O fato de Bolsonaro ter, na última quinta-feira (20/10), relacionado a vacina contra a COVID-19 à Aids durante uma live no Facebook fez com que Renan colocasse o tema no relatório.

O texto está sendo votado nesta terça-feira (26), último dia de reuniões da CPI que apura omissões do governo federal durante a pandemia do coronavírus.


O que é uma CPI?

As comissões parlamentares de inquérito (CPIs) são instrumentos usados por integrantes do Poder Legislativo (vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores) para investigar fato determinado de grande relevância ligado à vida econômica, social ou legal do país, de um estado ou de um município. Embora tenham poderes de Justiça e uma série de prerrogativas, comitês do tipo não podem estabelecer condenações a pessoas.



Leia também: Entenda como funciona uma CPI


O que a CPI da COVID investiga?

Instalada pelo Senado Federal em 27 de abril de 2021, após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), a CPI da COVID trabalha para apurar possíveis falhas e omissões na atuação do governo federal no combate à pandemia do novo coronavírus. O repasse de recursos a estados e municípios também foi incluído na CPI e está na mira dos parlamentares.

audima