(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CÂMARA DE BH

Vereadores de BH extinguem CPI do Nepotismo e buscam abrir nova comissão

Parlamentares argumentam que 'fatos novos' fazem com que outra CPI, mais abrangente, seja aberta


15/10/2021 14:25 - atualizado 15/10/2021 14:52

Câmara Municipal de Belo Horizonte
Uma nova comissão deve ser aberta na Câmara Municipal de Belo Horizonte (foto: Karoline Barreto/Câmara Municipal de Belo Horizonte)
Vereadores de Belo Horizonte acordaram nesta sexta-feira (15/10) pelo fim da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Nepotismo na Prefeitura de BH, aberta pela Câmara Municipal em 30 de setembro. A CPI teve somente duas reuniões: uma encerrada por falta de quórum e a desta sexta, que determinou a extinção do colegiado.

O pedido partiu do vereador Ciro Pereira (PTB), com a justificativa de que "fatos novos" motivaram a extinção desta CPI e abertura de uma outra, mais abrangente, que apure outras eventuais irregularidades na Prefeitura de Belo Horizonte - ainda a ser formulada. Dos sete parlamentares da comissão, somente Bruno Miranda (PDT) e Helinho da Farmácia (PSD) foram contrários.
 
Nikolas Ferreira (PRTB), Wilsinho da Tabu (PP), Marcos Crispim (PSC) e Flávia Borja (Avante) eram os outros integrantes da CPI, que não chegou a ter presidência e relatoria definidas. Bruno Miranda, que deixou a reunião desta sexta como protesto à extinção, teme que o movimento seja uma manobra dos vereadores para redefinir a composição do colegiado.

A CPI do Nepotismo foi protocolada após denúncias de suposto nepotismo envolvendo o setor de comunicação da prefeitura. A suspeita dos parlamentares é de que Vitor Colares, diretor-geral de imprensa, teria influenciado na progressão salarial da esposa. Procurado pela reportagem, o assessor negou as acusações.

"Meu trabalho na prefeitura é fazer assessoria de imprensa. O relacionamento com a minha atual esposa começou em 2020, quando nós dois já trabalhávamos na prefeitura em diretorias diferentes, e a mudança de cargo se trata de uma progressão natural na carreira de um servidor público. Considero a instalação da CPI uma perseguição política e uma decisão machista por não levar em conta que uma mulher poderia ter um aumento de salário por mérito próprio, sem que a influência do marido fosse determinante", afirmou Colares à época. 

"Esta CPI poderia ser apenas uma consulta à Prefeitura de BH ou ao Ministério Público. A Procuradoria-Geral já a considerou apta para assumir o cargo. A preferência pela CPI é para gerar palanque político e tentar desgastar o prefeito", completa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)