(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CPI DA COVID

Bia Kicis aparece na CPI da COVID e é advertida por Aziz

A deputada foi advertida pelo presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM) por estar fazendo uma live durante a sessão


29/09/2021 15:22 - atualizado 29/09/2021 16:01

Bia Kicis vai até o Senado
Bia Kicis vai até o Senado (foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)
A deputada Bia Kicis (PSL-DF), presidente Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na Câmara dos Deputados, foi até a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID no Senado, que recebe, nesta quarta-feira (29/9), o empresário bolsonarista Luciano Hang.
 
 
A deputada foi advertida pelo presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM) por estar fazendo uma live durante a sessão. 

Foi acordado na CPI do Senado que não é permitido a gravação de lives, stories ou qualquer interação com as redes sociais dentro da sessão. 

“Eu peço que a senhora pare de gravar. A senhora é bem-vinda, mas não pode isso aqui”, disse Aziz.
 
 

Confira o momento:

 

O dia da CPI

 
empresário bolsonarista Luciano Hang  depõe nesta quarta-feira (29/9) à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID, instalada pelo Senado.

O dono da rede de lojas Havan é suspeito de pertencer ao 'gabinete paralelo', grupo que supostamente aconselha o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em relação à pandemia do novo coronavírus, promovendo ideias negacionistas, como o tratamento precoce com medicamentos com ineficácia comprovada contra a doença.

A convocação foi requerida pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator do colegiado.

 Hang também deve ser questionado pelos senadores pela suspeita de ter financiado a disseminação de 'fake news' sobre a COVID-19 junto ao blogueiro bolsonarista Allan do Santos, do canal 'Terça Livre', caso investigado em inquérito que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).  O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho '03' do chefe do Executivo, teria intermediado o contrato entre os dois .

Além disso, o empresário também é alvo da CPI por supostamente  fraudar a certidão de óbito de sua mãe, Regina Hang , que morreu em fevereiro, aos 82 anos, no hospital Sancta Maggiore, da Prevent Senior, operadora de saúde acusada de omitir mortes por ministração de medicamentos sem eficácia, como a hidroxicloroquina.

Em um dossiê de denúncias entregue aos senadores, 15 médicos que trabalharam para a empresa relatam que Regina foi infectada com a COVID-19 e usou medicamentos ineficazes, defendidos por Bolsonaro. Mas a doença não consta do atestado.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Luciano Hang aparece dizendo que a mãe poderia ter sido salva se tivesse feito 'tratamento preventivo'. Porém, o prontuário de Regina na unidade da Prevent, obtido pela CPI, indica que ela tomara, sim, hidroxicloroquina e ivermectina antes da internação.

Além da ocultação de mortes, a Prevent Senior vem sendo acusada por médicos de incentivar a prescrição desses medicamentos, na contramão dos principais estudos científicos realizados desde o início da pandemia e sem consentimento dos pacientes e familiares. 

O que é uma CPI?

As comissões parlamentares de inquérito (CPIs) são instrumentos usados por integrantes do Poder Legislativo (vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores) para investigar fato determinado de grande relevância ligado à vida econômica, social ou legal do país, de um estado ou de um município. Embora tenham poderes de Justiça e uma série de prerrogativas, comitês do tipo não podem estabelecer condenações a pessoas.

Leia também:  Entenda como funciona uma CPI


O que a CPI da COVID investiga?

  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)