(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas 'TÁ MERECENDO PULSEIRA'

Otto Alencar pede prisão de Marconny: 'Já mentiu e omitiu demais'

De acordo com o senador, o suposto lobista da Precisa está 'mercendo uma pulseira'


15/09/2021 15:59 - atualizado 15/09/2021 16:13

Senador Otto Alencar (PSD-BA) empresário Marconny Faria
Senador Otto Alencar (PSD-BA) empresário Marconny Faria (foto: Roque de Sá/Agência Senado)
Durante o depoimento de Marconny Faria, suposto lobista da Precisa Medicamentos, o senador Otto Alencar (PSD-BA) pediu a prisão do depoente. Marconny manteve o silêncio na maioria dos questionamentos com a prerrogativa de não poder se incriminar.
“O depoente já mentiu e omitiu demais, está merecendo uma pulseira”, afirmou o senador.


"A CPI está olhando essa possibilidade", respondeu o vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que presidia a comissão no momento.
  
Leia:   CPI da COVID ouve Marconny Faria, suposto lobista da Precisa Medicamentos
 
O vice-presidente da CPI e autor do requerimento de convocação de Marconny, ressalta que a comissão busca investigar a possível existência de um mercado interno no Ministério da Saúde que busca facilitar compras públicas e beneficiar empresas, assim como o poder de influência da empresa Precisa Medicamentos antes da negociação da vacina indiana Covaxin.

Em mensagens trocadas com Marconny obtidas pela comissão, o ex-secretário da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), José Ricardo Santana, menciona que conheceu o suposto lobista da Precisa na casa de Karina Kufa, advogada do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). 
 
 
Os parlamentares também apontam que os dois teriam conversado sobre processo de contratação de 12 milhões de testes de COVID-19 entre o Ministério da Saúde e a Precisa. Uma das mensagens trocadas aponta que “um senador” poderia ajudar a “desatar o nó” do processo.  
 
 

O que é uma CPI?

As comissões parlamentares de inquérito (CPIs) são instrumentos usados por integrantes do Poder Legislativo (vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores) para investigar fato determinado de grande relevância ligado à vida econômica, social ou legal do país, de um estado ou de um município. Embora tenham poderes de Justiça e uma série de prerrogativas, comitês do tipo não podem estabelecer condenações a pessoas.

Leia também:  Entenda como funciona uma CPI


O que a CPI da COVID investiga?

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)