(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CPI DA COVID

Marconny Faria não vai depor e CPI manda polícia legislativa buscá-lo

O suposto lobista da Precisa Medicamentos não compareceu até o momento ao Plenário; Omar Aziz pediu para a polícia legislativa buscá-lo


02/09/2021 10:37 - atualizado 02/09/2021 10:54

Presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), pediu que a polícia legislativa conduza 'sob vara' o depoente
Presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), pediu que a polícia legislativa conduza 'sob vara' o depoente (foto: Agência Senado/Reprodução)
O presidente Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID, senador Omar Aziz (PSD-AM), determinou que a polícia legislativa conduza "sob vara" o suposto lobista da Precisa Medicamentos, Marconny Faria, à sessão. Seu depoimento está agendando para ocorrer a partir das 9h30 desta quinta-feira (2/9).


“Há algum tempo o Marconny já demonstrava o interesse de não comparecer na CPI (…) O habeas corpus dele é o mesmo para todos os depoentes, os termos do documento não eximem a presença dele na comissão”, afirmou o parlamentar.

Marconny chegou a apresentar um atestado médico do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, alegando “problemas pélvicos” para se abster de seu depoimento hoje. Porém, segundo Randolfe, o médico que concedeu o afastamento de 20 dias a Marconny cancelou o documento.
 
Os senadores buscam investigar o advogado sobre seu possível envolvimento na negociação da vacina Covaxin e sobre a participação na venda de testes contra a COVID-19 para o Ministério da Saúde. 
 

O que é uma CPI?

As comissões parlamentares de inquérito (CPIs) são instrumentos usados por integrantes do Poder Legislativo (vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores) para investigar fato determinado de grande relevância ligado à vida econômica, social ou legal do país, de um estado ou de um município. Embora tenham poderes de Justiça e uma série de prerrogativas, comitês do tipo não podem estabelecer condenações a pessoas.

Leia também:  Entenda como funciona uma CPI


O que a CPI da COVID investiga?

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)