(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas 'CHARLATANISMO'

Janaina Paschoal reclama: 'Todo dia inventam um crime novo para Bolsonaro'

A deputada estadual defendeu o presidente Jair Bolsonaro sobre as acusações de charlatanismo durante a pandemia


12/08/2021 09:28 - atualizado 12/08/2021 10:18

Deputada estadual Janaína Paschoal (PSL-SP) defendeu o presidente Jair Bolsonaro
Deputada estadual Janaína Paschoal (PSL-SP) defendeu o presidente Jair Bolsonaro (foto: Agência Senado/Reprodução)
A deputada estadual Janaína Paschoal (PSL-SP) usou as redes sociais para defender o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Isso porque a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID, instalada pelo Senado, vai propor o indiciamento do chefe do Executivo por charlatanismo e curandeirismo pela condução de ações no âmbito da pandemia.

“Todo dia, inventam um crime novo para Bolsonaro. Fica até feio! Agora é charlatanismo... vamos ver o que vão criar amanhã…”, escreveu a deputada na noite dessa quarta-feira (11/8).
 
 

As possíveis acusações de curandeirismo e charlatanismo por Bolsonaro foi discutida nesta quarta-feira (11/8) pelo presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), o vice-presidente, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e o relator, Renan Calheiros (MDB-AL).

O argumento defendido pelos parlamentares é que o presidente incentivou o uso de medicamentos sem eficácia comprovada contra COVID-19, em especial ivermectina e cloroquina, durante toda a pandemia. Os senadores apontam que a ação, de incentivo ao tratamento que não tem eficácia contra a doença, enquanto havia demora nas negociações de compra de vacina contra o coronavírus, gerou mortes no país.

O senador Humberto Costa (PT-PE) também falou sobre a questão na sessão da CPI desta quarta, que ouviu o diretor-executivo da farmacêutica Vitamedic, Jailton Batista. "A culpa principal é do presidente da República. O senhor Jair Bolsonaro atuou como se fosse um curandeiro, anunciando cura infalível para uma doença em que isso efetivamente não existe. Eu já falei com o relator e eu sei o que ele vai fazer. Ele vai indiciá-lo pelo descumprimento do Código Penal, no art. 284: prescrever, ministrar ou aplicar qualquer substância com o discurso de que é milagrosa ou infalível. Vai ser indiciado, sim", afirmou.
 

O que é uma CPI?

As comissões parlamentares de inquérito (CPIs) são instrumentos usados por integrantes do Poder Legislativo (vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores) para investigar fato determinado de grande relevância ligado à vida econômica, social ou legal do país, de um estado ou de um município. Embora tenham poderes de Justiça e uma série de prerrogativas, comitês do tipo não podem estabelecer condenações a pessoas.

Leia também: Entenda como funciona uma CPI


O que a CPI da COVID investiga?

 

*Estagiária sob supervisão da subeditora Jociane Morais 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)