(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EX-MINISTRO DA CULTURA

Francisco Weffort morre aos 84 anos

Formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), ex-ministro da Cultura Francisco Weffort foi um dos fundadores do PT


02/08/2021 11:32 - atualizado 02/08/2021 12:07

Ex-ministro da Cultura Francisco Correa Weffort(foto: Zuleika de Souza/CB/D.A Press)
Ex-ministro da Cultura Francisco Correa Weffort (foto: Zuleika de Souza/CB/D.A Press)
O ex-ministro da Cultura Francisco Correa Weffort morreu nesse domingo (1º/8), aos 84 anos, vítima de um infarto do miocárdio. Ele estava internado na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro.

 

A diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV, a professora Claudia Costin confirmou a informação no Twitter.

 

“Acabo de receber a triste notícia do falecimento do Francisco Weffort, cientista político, ex-ministro da Cultura e professor titular da USP. Conversávamos muito no governo Fernando Henrique Cardoso”, escreveu.

 

 

 

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), Weffort é um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), legenda ao qual foi filiado até 1994. Em 1995, assumiu o Ministério da Cultura do governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Ele ocupou o cargo até 2003, quando foi substituído por Gilberto Gil. 

 

O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (d) recebe Francisco Weffort no Palácio do Planalto em agosto de 1995(foto: Carlos Eduardo/CB/D.A Press)
O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (d) recebe Francisco Weffort no Palácio do Planalto em agosto de 1995 (foto: Carlos Eduardo/CB/D.A Press)
 

 

Weffort foi autor de livros como “Formação do Pensamento Político Brasileiro”, “Por que Democracia” e ” Qual Democracia?”, entre outros. Seu último trabalho publicado foi a obra “Crise da Democracia Representativa e Neopopulismo no Brasil”, em coautoria com o professor José Álvaro Moisés.

 

Weffort também foi fundador e presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), pesquisador do Centro de Estudos da Cultura Contemporânea (Cedec) e lecionou no Wilson Center e no Helen Kellogg Institute, ambas instituições nos EUA.

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)