Jornal Estado de Minas

OBSTRUÇÃO INTESTINAL

Flávio diz que Bolsonaro mantinha ritmo intenso e precisava descansar

O senador, Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ),  filho ‘01’ do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), afirmou que a rotina do pai é intensa e ele precisava de uma pausa para descansar. Bolsonaro foi diagnosticado  com obstrução intestinal e está internado em São Paulo.





De acordo com Flávio, o presidente está precisando “dar uma respirada, uma descansada” por causa do ritmo de trabalho intenso. As declarações foram feitas à rádio Jovem Pan.

Segundo o parlamentar, Bolsonaro passa bem e deve ficar em observação por alguns dias no hospital Vila Nova Star, na Zona Sul de São Paulo.
 
O senador também confirmou que o presidente já havia sido internado no sábado (9/7) e no domingo (10/7) por conta dos soluços. 
 
Leia: Desde a facada, Bolsonaro passou por seis cirurgias 




Desde que foi vítima de um atentado em 2018, durante as eleições presidenciais, o presidente passou por quatro cirurgias em decorrência da facada. Bolsonaro também passou por dois procedimentos não relacionados ao ferimento.
 

Obstrução intestinal

O presidente sofre de obstrução intestinal e deve passar por cirurgia emergencial. Em nota, o Planalto disse que o diagnóstico foi feito pelo cirurgião Antônio Luiz Macedo, o mesmo que operou Bolsonaro após a facada.
 
Leia: Bolsonaro tem obstrução intestinal e será transferido para São Paulo  
 
"Após exames realizados no HFA, em Brasília, o Dr. Macedo, médico responsável pelas cirurgias no abdôme do Presidente da República, decorrentes do atentado a faca ocorrido em 2018, constatou uma obstrução intestinal e resolveu levá-lo para São Paulo onde fará exames complementares para definição da necessidade, ou não, de uma cirurgia de emergência", diz a nota do Ministério das Comunicações.





Em São Paulo, o chefe do Executivo federal fez exames complementares para definição da necessidade de uma cirurgia de emergência.

Pelo Twitter, Bolsonaro afirmou que a obstrução é consequência da tentativa de asssasinato sofrida por ele em 2018. 
 
De acordo ele, esse é apenas “mais um desafio”. Para o presidente, a obstrução é consequência da tentativa de assassinato que sofreu durante a campanha presidencial de 2018, em Juiz de Fora, na Zona da Mata.
 
LeiaBolsonaro sobre nova cirurgia: 'Consequência da tentativa de assassinato' 
 

Soluço

Bolsonaro vinha sofrendo com crises de soluço há vários dias. Em uma das conversas com apoiadores, na semana passada, ele chegou até a comentar que falaria pouco.





Conforme o presidente, devido ao soluço, ele tinha que poupar o fôlego para um discurso que teria que fazer mais tarde naquele dia.

 

Bolsonaro também chegou a comentar com auxiliares que o soluço seria efeito colateral de medicamento que tomou em decorrência de tratamento dentário. 
 

Boletim Médico 

 

O mais recente boletim médico sobre o estado de saúde do presidente Jair Bolsonaro informa que ainda não há previsão de alta hospitalar. 

 

Segundo o comunicado, o presidente está evoluindo de forma satisfatória tanto clínica quanto laboratorialmente. "Permanece o planejamento terapêutico previamente estabelecido", diz.

 

A nota é assinada pelo médico e cirurgião-chefe Antônio Luiz  Macedo, bem como por Ricardo Camarinha, cardiologista do presidente, e diretores do hospital, Antônio Antonietto e Pedro Henrique Loretti. 

audima