(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DECISÃO

STF suspende condenação de Eduardo Azeredo no caso do mensalão do PSDB

O ex-governador de Minas Gerais havia sido condenado a 20 anos e um mês de prisão por peculato e lavagem de dinheiro. Processo deve ir para a Justiça Eleitoral


29/06/2021 18:07 - atualizado 29/06/2021 18:30

Ex-governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo
Ex-governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo (foto: Leandro Couri/EM/DA press)
Por 3 a 1, Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu, nesta terça-feira (29/06), a condenação do ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo no mensalão do PSDB. O processo deve ser julgado pela Justiça Eleitoral.
 
O ex-governador tinha sido condenado a 20 anos e um mês de prisão pela juíza Melissa Lage, da 9ª Vara Criminal de Belo Horizonte, por peculato e lavagem de dinheiro.

Depois, a sentença foi confirmada pelos desembargadores da Quinta Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG).
 
No STF, a decisão foi a de que a Justiça comum não deveria ter sido responsável por julgar o caso. De acordo com os ministros, o processo deve ser enviado à Justiça Eleitoral.
 
Agora, caberá ao juiz eleitoral decidir se mantém ou não as provas colhidas e as decisões tomadas na Justiça Comum, o que abre caminho para a anulação da condenação do ex-governador.
 
O relator do caso, o ministro Gilmar Mendes, votou a favor da decisão. Ele foi acompanhado pelos ministros Ricardo Lewandowski e Nunes Marques. 
 
O ministro Edson Fachin ficou isolado na divergência e a ministra Cármen Lúcia se declarou suspeita para votar.
 
*Com agências 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)