(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CPI DA COVID

Flávio Bolsonaro pede a saída de Calheiros da CPI: 'Renan Dallagnol'

Como o filho do presidente não é titular da CPI, Flávio pediu que algum de seus colegas entrem com uma representação para substituir Calheiros na relatoria


18/06/2021 15:47 - atualizado 18/06/2021 17:28

Flávio Bolsonaro não faz parte da CPI da COVID
Flávio Bolsonaro não faz parte da CPI da COVID (foto: Tv Senado/Reprodução)
O senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), que não é titular da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID no Senado, pediu durante sessão realizada nesta sexta-feira (18/6) que algum de seus colegas entre com uma representação para substituir Renan Calheiros na relatoria por conta da sua decisão de deixar a sessão hoje pela manhã.

Leia:  A convite de governistas, médicos pró-cloroquina depõem na CPI da COVID
 
“Queria solicitar para alguém protocolar o requerimento para destituição de Renan Calheiros como relator da CPI. Tudo que discutimos antes... se confirmou. O que aconteceu hoje, essa postura de se levantar, em desrespeito, não só com as pessoas que estão aí para falar, mas com todos os senadores. É o carimbo na testa que ele não pode mais continuar”, afirmou Flávio.

De acordo com o filho ‘01’ de Jair Bolsonaro (sem partido), Renan ganhou um novo apelido em Brasília. “Como tá sendo chamado aí em Brasília, nosso novo Renan Dallagnol ", pontuou, fazendo referência ao ex-procurador da força-tarefa Lava-Jato.

Segundo o senador, Renan não atende o “requisito básico de fazer um relatório final" porque ele "não respeita o contraditório. Já tem a opinião dele”. 

“Renan Calheiros não tem a menor condição de continuar na relatoria", explica.

Mais cedo, o relator da CPI abandonou a sessão da Comissão. A CPI ouve os médicos Ricardo Zimerman e Francisco Cardoso, apoiadores da cloroquina.

Após pronunciamento dos médicos convidados, quando habitualmente o senador Renan Calheiros inicia os seus questionamentos, o relator recusou-se a realizar perguntas aos médicos.

Leia:  CPI da COVID: Renan Calheiros se nega a questionar médicos pró-cloroquina

"Nós tivemos, ontem, a continuidade criminosa da defesa da imunização de rebanho, do desdém com a eficácia da vacina e o exemplo do próprio presidente de que ele era a imunização natural, porque havia contraído o virús. Essa irresponsabilidade não pode continuar, isso é a reiteração do crime", disse Renan Calheiros.

"Os brasileiros estão morrendo, sabemos que ele tem pulsão por morte, mas ele precisa respeitar a memória de todos. Essa CPI se instalou para investigar esses fatos que não estavam sendo investigados. O presidente da República continua fazer o que sempre fez, utilizando as mídias sociais para induzir os brasileiros à morte, com mentiras, com falsidades. Eu, sinceramente, em função desse escárnio, desse descaso, eu me recuso a fazer hoje, mesmo como relator dessa CPI, qualquer pergunta aos depoentes", completou o senador.

O que é uma CPI?

As comissões parlamentares de inquérito (CPIs) são instrumentos usados por integrantes do Poder Legislativo (vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores) para investigar fato determinado de grande relevância ligado à vida econômica, social ou legal do país, de um estado ou de um município. Embora tenham poderes de Justiça e uma série de prerrogativas, comitês do tipo não podem estabelecer condenações a pessoas.

Leia também:  Entenda como funciona uma CPI


O que a CPI da COVID investiga?



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)